As melhores festas juninas brasileiras

O Dia de São João é comemorado todos os anos no dia 24 de junho. Embora seja uma data lembrada em todo o país, o Nordeste se destaca com as melhores Festas Juninas, homenageando não apenas São João, mas todos os santos de junho, como Santo Antônio e São Pedro.

O nome Festa Junina deriva do nome daquele que batizou Jesus Cristo, e o que antes era Festa Joanina, passou a receber o nome que conhecemos hoje. Em alguns lugares do país, há ainda a derivação Festa de São João, mesmo para celebrações que duram todo o mês.

Se você quer entrar no ritmo da festa e passar alguns dias de muita festa e calor no Nordeste, listamos a seguir as melhores festas juninas brasileiras para você aproveitar ao máximo o período:

Bahia

A Bahia é provavelmente um dos estados onde há mais festas grandiosas de São João espalhadas pelas cidades do interior. Com um número de 23 cidades, podemos citar Camaçari, Ilhéus, Castro Alves, Maragogipe, Cachoeira, Piritiba e Amargosa.

Salvador não fica atrás e também promove grandes comemorações, principalmente no final de junho, em espaços no Terreiro de Jesus e outras praças.

São João
Apresentação de quadrilha no Pelourinho, em Salvador

Entre as atrações, estão concursos de quadrilhas, shows de forró e uma rica gastronomia baiana e junina, entre os quais não pode faltar o bom e velho quentão, que na Bahia é acompanhado do Cravinho, feito com cravo e cachaça.

Caruaru – Pernambuco

Caruaru destaca-se no Nordeste como uma das festas juninas mais tradicionais, disputando com Campina Grande o posto de melhor e maior São João do país.

A 130 km de Recife, durante o São João a cidade apresenta diversos elementos da cultura regional, como os mamulengos, a literatura de cordel, as quadrilhas e as bandas de pífanos.

O ritmo que embala a maior parte das comemorações é o forró, quase obrigatório na festa que já recebeu figuras ilustres como Dominguinhos.

São João
Caruaru traz todos os anos um público próximo a 2 milhões de pessoas para celebrar a Festa de São João

O local dos festejos compreende uma área dividida em cinco espaços principais, montada e decorada especialmente para os festejos juninos, e estima-se que todo o ano cerca de 2 milhões de pessoas visitem o local, para se divertir ao som do forró e participar das brincadeiras que ocorrem nas barracas do evento.

Destaque para as competições de receitas típicas e atrações como a maior pamonha e o maior pé-de-moleque, ingredientes que não podem faltar em uma boa festa junina.

Campina Grande – Paraíba

A Paraíba é detentora do maior São João do mundo, que ocorre na cidade de Campina Grande. E para receber uma festa desse porte, o espaço reservado possui em torno de 40 mil metros quadrados, número que reflete a grandeza do São João de Campina Grande.

As festas na cidade costumam durar o mês de junho todo, contando com shows de forró e de artistas conhecidos no país todo, como Genival Lacerda e Zezé di Camargo e Luciano.

Festa de São João Campina Grande
O São João de Campina Grande é o maior do mundo

Com um público que gira em torno de 2 mil pessoas, o São João conta ainda com apresentações de quadrilhas, literatura de cordel e costumes e culinária regional.

Tem mais dicas de Festas Juninas espalhadas pelo Brasil? Deixe sua recomendação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *