Aprenda inglês para fazer amigos em qualquer país do mundo


Cidades Dicas Eventos Roteiros Hotéis



O conhecimento do inglês é garantia de sucesso para a sua viagem internacional


É uma pena que ainda muitos brasileiros ainda não tenham entendido a importância que o idioma inglês tem nos mais diversos países,no conhecimento científico e também no exercício das mais diferentes profissões.
Muitas vezes, quem mora no Brasil, conhece muito bem o português, valorizando o nosso idioma, o que é muito positivo, tanto para as pessoas como na identidade nacional. No entanto, a língua que mais exerce influência no mundo é o inglês, que continua sendo o mais falado entre todos os países do mundo.
Imagem: http://www.viajarpelomundo.com/2009/05/nova-york-boa-pedida-em-qualquer-epoca.html

O segundo idioma mais falado é o francês, mas com uma frequência bem menor do que o inglês. Se for considerado o número de falantes em um só país, enquanto língua materna, o mais falado do mundo seria o mandarim, falado na China. Como a China é o maior país do mundo, em termos populacionais, o madarim passa a ser o mais falado.

Mas se for considerado o idioma como língua estrangeira ou segunda língua de um país, o inglês é o mais popular e difundido por todos os continentes.

Mesmo com a atual expansão do espanhol, ainda não há comparação entre a influência dos dois. O inglês está cada vez mais forte e a posição que ocupa se deve ao domínio econômico exercido pelos Estados Unidos no mundo atual e pelo poder político exercido pela Inglaterra no passado. Na história o idioma mais falado está ligado à cultura e ao poder das nações mais influentes, o que fez com que o francês fosse muito falado no século dezenove.

Para facilidade de comunicação em diversas situações, quando viajamos é essencial que saibamos uma língua estrangeira. Já que o inglês é o idioma mais falado, o investimento na aprendizagem do inglês vai se revelar muito compensador, porque vai fazer com que qualquer viagem ao exterior possa ser muito melhor aproveitada.

Ao visitar um país estrangeiro, podemos aprender mais sobre os pontos turísticos que visitamos, conhecendo o inglês. Na maioria dos países, os sinais indicativos, os cartazes, os avisos e outras comunicações estão em inglês. Há países que falam vários idiomas, como a Suíça, onde se fala alemão, francês, italiano e inglês. Se você não falar os três primeiros idiomas, em inglês poderá se fazer entender em todos os lugares. Sem conhecer esses idiomas vai ficar difícil escolher um prato em restaurantes, entender as atrações, pedir uma informação.

Não saber falar inglês causa até receio em viajar ao exterior para brasileiros que só falam português. Esse problema causa uma limitação, impedindo que se avance no conhecimento que é tão necessário, tanto culturalmente, quanto profissionalmente.

Quem conhece o inglês pode se virar bem em qualquer lugar do mundo, mesmo onde ele não é a língua oficial. Sem o inglês é preciso muito bom humor e criatividade para conseguir se comunicar pelo mundo. Mesmo que a intenção do turista não seja ficar conversando com as pessoas do local, o inglês será necessário para pedir informações, pedir um produto, solicitar um serviço, pedir ajuda, etc. Se a intenção é estabelecer amizades, então a dificuldade será real.

Sem conhecer o inglês é possível viajar para o exterior se você estiver disposto a pagar uma excursão, promovida por uma agência brasileira, que forneça guias que falem português. Mas saiba que isso vai custar pelo menos 30% do que uma viagem que você programa e compra por conta própria.

Sempre é bom lembrar que uma viagem também envolve aprendizagem. Aprender um novo idioma como o inglês com certeza vai contribuir para expandir seus horizontes e trazer elementos novos e valiosos para sua vida.

Imagem: http://www.behappynow.com.br/como-viajar-sem-falar-outro-idioma/

Mesmo que você ainda não tenha um inglês fluente, saber um pouco é melhor do que nada. Se você for aos Estados Unidos, por exemplo, e estiver procurando o Central Park em Nova York, como pediria ajuda e explicações sem falar inglês? Por meio de gestos seria difícil. Sem conhecimentos de inglês você pode tentar mímica ou desenhar na hora de pedir ajuda, mas muito das informações se perdem e até mal entendidos podem surgir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Regina Di Ciommo
Author Image
Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Autora e coordenadora de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, nos estados de São Paulo e Bahia.

Deixe seu comentário


Acesse o FalaTurista
Receba nossas promoções