Dicas para a Oktoberfest em Blumenau


Cidades Dicas Eventos Roteiros Hotéis



Durante 18 dias, no mês de outubro, acontece todos os anos em Blumenau a tradicional festa alemã conhecida como Oktoberfest, que atrai centenas de milhares de pessoas e é uma grande oportunidade para você viajar e se divertir na companhia de amigos e até mesmo familiares.

Importada da Alemanha, local em que a festa teve origem, hoje em dia há várias cidades no Brasil que promovem festividades com o mesmo nome, mas a mais famosa continua sendo em Santa Catarina.

Blumenau

A Oktoberfest ocorre desde 1984 em Blumenau, uma cidade catarinense que possui arquitetura totalmente germânica

Repleta de símbolos tradicionais da Alemanha, a Oktoberfest em Blumenau proporciona aos visitantes uma infinidade de cervejas, entre elas a deliciosa cerveja de vinho, além de muita comida, danças e músicas alemãs, produtos da festa e muita diversão.

Em Blumenau, a Oktoberfest teve sua primeira edição em 1984, inspirada nas festas realizadas em Munique, e em 2011, em sua 28º edição, teve um público de mais de 563 mil pessoas, que consumiram 626.547 litros de chopp em 18 dias de festa.

Se você está indo para essa grande festa alemã, é bom conhecer alguns detalhes das festividades para saber o que fazer e o que esperar dessa festa fantástica, que sempre nos deixa ótimas recordações:

Como chegar

Embora as festividades da Oktoberfest aconteçam por todos os cantos de Blumenau, o local em que a festa está centralizada é no Parque Vila Germânica, no Bairro da Velha. Além disso, há desfiles durante os 18 dias de festa, que ocorrem no centro da cidade, na Rua XV de Novembro.

Se você não estiver em uma cidade muito longe de Blumenau, a dica é ir de ônibus até lá e evitar a viagem de carro, para poder aproveitar todas as variedades de chopp vendidas na festa. Caso queira passar a noite na cidade e seguir viagem apenas no dia seguinte, você tem fácil acesso à cidade através da SC-470, na BR-101.

Se preferir, é possível pegar um avião até as cidades de Navegantes ou Joinville, e depois pegar um ônibus até Blumenau. As cidades estão a 66 e 132 km, respectivamente, então a viagem é rápida.

Uma terceira opção é procurar em agências de turismo por pacotes para a Oktoberfest que incluem transporte e hospedagem, para aqueles que querem não só passar uma noite na festa, mas também conhecer a cidade e participar das comemorações por toda Blumenau.

Parque Vila Germânica

Como o nome sugere, o local é praticamente uma vila alemã e possui lojinhas com lembranças, restaurantes com comidas típicas alemãs e outros de gastronomia variada, tudo isso regado a muito chopp. Além disso, dentro dos 26 mil metros quadrados da área, há também um parque de diversões para aqueles que não dispensam uma montanha-russa e outros brinquedos.

Blumenau

O Parque Vila Germânica lotado de visitantes na Oktoberfest

Com decoração totalmente típica, você se sentirá numa cidade da Alemanha, rodeado por pessoas vestidas com os trajes característicos do país e muita música alemã, uma verdadeira imersão nesta rica cultura.

A Oktoberfest

Como não poderia deixar de ser, o chopp e as cervejas são a grande atração da festa, com 25 variedades de sabores, desde o mais tradicional chopp brasileiro até os chopps artesanais e importados.

Entre as marcas mais populares estão a brasileira Brahma e as regionais Wunder Bier, Bierland e Eisenbahn, que valem a pena serem provadas.

Se você for passar mais tempo na cidade, aproveite também para prestigiar o desfile no centro da cidade chamado Bierwagen, que distribui chopp gratuito aos presentes.

Blumenau

Os desfiles da Oktoberfest ocorrem durante os dias da festa no centro da cidade

Deixando de lado o chopp, não se esqueça de que uma boa alimentação é importante para aguentar o ritmo da festa. Para isso, você pode optar por pratos típicos alemães como Marreco Recheado, o Kassler, uma costeleta de porco acompanhada de purê, chucrute e salsicha, ou então o Eisbein, o famoso joelho de porco.

Para lanches rápidos, há opções de salgados, frios, cachorro quente e batata recheada, entre outros.

Blumenau

O famoso Marreco Recheado vem sempre acompanhado de recheio, arroz, repolho roxo e purê de batata e de maçã.

Dicas gerais

Se você estiver entre as pessoas que querem aproveitar mais dias de festa, além de hotéis em Blumenau, há a opção de alugar um quarto em casas de moradores que nesta época disponibilizam cômodos de suas residências para visitantes.

Use roupas leves e confortáveis, de preferência tênis, sandálias ou sapatilhas baixas, e carregue uma bolsa pequena ou pochete ao invés de mochila ou bolsas maiores.

Em meio aos diversos chopps, não se esqueça de beber bastante água também, que evita que você passe mal e hidrata o corpo.

Este ano, a Oktoberfest Blumenau ocorre entre os dias 10 e 28 de outubro, com sua abertura marcada para o dia 10, às 19h30, na Rua XV de Novembro, com um desfile. Enquanto isso, no mesmo dia, a abertura oficial do evento será no Parque Vila Germânica, às 22h, com entrada gratuita.

Nos dias 10 e 28 de outubro a entrada é gratuita. No dia 12 e durante sábados e domingos os ingressos são cobrados a partir das 15h , enquanto no restante dos dias a cobrança é feita após as 18h.

No dia 11 e às sextas e sábados o valor é de R$20, e de domingo a quinta, exceto dia 11, o ingresso custa apenas R$6.

A meia-entrada é um privilégio de estudantes e pessoas com 60 anos ou mais, e em todos os dias da festa, se você estiver vestido com o traje típico alemão, a entrada é gratuita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Franciele
Author Image
Franciele é jornalista e gosta de música, esportes, seriados, filmes, livros, viagens e mídias sociais. Se interessa pelas áreas de jornalismo esportivo, cultural e turístico. Fez intercâmbio nos Estados Unidos e conhece diversos destinos do Brasil, entre eles seu favorito, Porto de Galinhas.

Deixe seu comentário


Acesse o FalaTurista
Receba nossas promoções