Duas cidades brasileiras e suas tradições locais - Porto Alegre e Pirenópolis


Cidades Dicas Eventos Roteiros Hotéis



O Brasil é um país muito rico em culturas, costumes, histórias e crenças. Nosso povo é dotado de muita fé e em muitos lugares os moradores seguem à risca as tradições que lhe foram passadas por pais, avós e bisavós. E isso é fantástico! Ver que com o passar do tempo e mesmo com a globalização muitos costumes antigos continuam enraizados na cultura brasileira é um privilégio muito grande.

Outro detalhe que encanta é poder viajar e, mais que conhecer, aprender e absorver um pouco de cada uma dessas culturas. Quem viaja pelos quatro cantos do Brasil pode sentir um pouco dessa mescla de culturas e povos que forma a imensa miscigenação brasileira.

Venha conosco viajar por duas cidades que demonstram bem essa mistura de tradições e que têm suas peculiaridades que as tornam ótimos destinos para conhecer nas férias ou em grandes feriados!

Porto Alegre

Férias em Porto Alegre

Viagem para Porto Alegre

O Rio Grande do Sul é berço de fortes tradições. As tradições de lá são conhecidas como “gaúchas” e vêm sendo exploradas desde o período farropilho. A música dançada e cantada pelos gaúchos é uma variação de danças de salão europeias e hoje são chamados de vaneira, vaneirão, xote, chamamé, entre outros.

A vestimenta do gaúcho é bem peculiar e também tem sua origem na Europa. Para peões: a bombacha. Para as prendas: a saia rodada. Hoje menos de 50% da população gaúcha usa a vestimenta diariamente. É muito comum sua utilização durante os rodeios nos CTGs (Centros de Tradições Gaúchas).

Quando à culinária, o chimarrão (bebida quente de mate) e o churrasco à moda gaúcha são clássicos no Rio Grande. Quando visitar o sul do país, saiba que será muito bem acolhido, pois o povo gaúcho é receptivo, alegre e, aliás, muito bonito! Os hotéis em Porto Alegre lhe transmitirão uma ótima sensação de apreciar a cultura sulista.

Pirenópolis

Pôr do sol em Pirenópolis

Pôr do sol em Pirenópolis

Pirenópolis está localizada no coração de Goiás e fica a cerca de 120 km da capital Goiânia, o que permite ao turista se deslocar facilmente de um centro urbano maior e com melhor infraestrutura até chegar a uma cidade cheia de costumes e crenças folclóricas. Se você estiver hospedado em um hotel em Goiânia e decidir passar um dia em Pirenópolis para apreciar as tradições locais, não se preocupe, a viagem é rápida!

Então, vamos lá! A fama das manifestações folclóricas de Pirenópolis já se tornou internacional, principalmente pelas famosas Cavalhadas e pela Festa do Divino, que dispensam comentários. Diversas procissões e festas nos povoados da região são recheadas de barraquinhas, queimas de fogos, leilões, fogueiras e os curiosos ranchões de forró. Aspectos que marcam uma cultura muito densa e encantadora!

Quer conhecer mais sobre esses destinos cheios de tradições e costumes ou outras cidades curiosas do Brasil? Envie seu comentário com sugestões para deixar o blog cada vez mais a cara do nosso leitor, a sua cara!

Está programando alguma viagem em breve? Lembre-se também de pedir ajuda ao site da FalaTurista para encontrar os hotéis que mais agradam ao seu bolso e gostos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Bethina Perussolo
Author Image
Aspirante a jornalista com um pé na fotografia e uma queda por futebol, respira comunicação 24 horas por dia. Está se familiarizando com o marketing digital e tomando gosto pela área. Sonha em um dia cursar Letras, tamanha sua paixão pela Língua Portuguesa.

Deixe seu comentário


Acesse o FalaTurista
Receba nossas promoções