Higiene nos quartos dos hotéis. É possível confiar?


Cidades Dicas Eventos Roteiros Hotéis



Quem nunca, ao entrar em um quarto de hotel, ficou na dúvida se a limpeza do quarto foi feita mantendo os padrões mínimos de higiene? Sabemos que muitos hotéis respeitam esses padrões de higiene, mas nem todos observam essa ação tão importante para a estadia do cliente e a fidelização do mesmo.

Alguns aspectos chamam mais a atenção de um hóspede que entra no quarto pela primeira vez. Confira abaixo, de acordo com algumas opiniões de hóspedes que já estiveram em diversos hotéis do Brasil e do mundo, 3 requisitos básicos que um hotel deve seguir para evitar desconfortos entre os hóspedes e garantir os melhores serviços. Além disso, para os hotéis, segue também algumas dicas importantes:

1 – Combater o Mofo no Carpete

Retirar Mofo Carpete

Retirar Mofo Carpete


O Carpete, além de ser uma coisa ultrapassada, é inimigo número um de quem tem um problema que atinge cada vez mais pessoas: Rinite. Um carpete mofado é ainda mais prejudicial! E o triste é saber que muitos hotéis ainda possuem nos pisos dos quartos o carpete que tanto incomoda. A dica que damos para os hotéis, com relação à limpeza do carpete, é aspirá-lo, pelo menos uma vez por semana (dependendo do fluxo de pessoas mais vezes por semana), principalmente nas áreas com maior intensidade no fluxo de pessoas e com muita calma e cuidado. De nada adianta aspirar de qualquer jeito, pois a sujeira continuará no local. Para evitar os odores provocados pela aspiração, adicione um pouco de bicarbonato de sódio no saco do aspirador.

Quem aqui nunca sofreu com os odores e com o relaxo dos carpetes dos hotéis? Nós, enquanto usuários desse serviço, não podemos nos calar!

2 – Eliminar o Mau Cheiro de Cigarro no quarto

Mau cheiro de cigarro nos quartos dos hotéis

Mau cheiro de cigarro nos quartos dos hotéis


Essa deve ser a sensação mais desagradável ao entrar em um quarto de hotel. Tente imaginar a cena: “Você acaba de chegar para a noite de núpcias, um momento romântico e inesquecível na vida do casal, quando, ao entrar no quarto, você se depara com aquele cheiro desagradável de cigarro”.

Não tem coisa pior do que essa. Nesse caso, a culpa é também do hóspede fumante, que não se preocupou com quem ocuparia o quarto após sua saída. Mas, a equipe de higienização do hotel não pode falhar neste aspecto. Retirar todo o odor provocado pelo cigarro é fundamental para a liberação de um quarto para uma nova hospedagem.

Sabemos que a luta contra o cheiro de cigarro é grande. Existem várias técnicas caseiras para diminuir o mau cheiro provocado pela nicotina. Mas, a dica que eu dou é simples: Quartos para fumantes e para não fumantes. Por mais que saibamos que hoje existem leis que proíbem o uso do cigarro em ambientes fechados, em alguns lugares elas são mais difíceis de serem aplicadas. Por isso, dividir os clientes em dois grupos pode ser uma solução mais imediata e com resultados mais positivos.

3 – Higienizar muito bem os banheiros

Limpeza banheiro

Limpeza banheiro dos hotéis


Para muitas pessoas, utilizar o banheiro, que não seja o de casa, é um grande sacrifício. Seja qual for o motivo, essas pessoas possuem muitas dificuldades para realizar sua higiene básica em banheiros públicos e um banheiro de hotel pode perfeitamente se enquadrar entre os públicos, pois é usado por diferentes pessoas durante as semanas.

Ouvimos de muitas pessoas que a higienização dos banheiros dos hotéis nem sempre são as mais adequadas. Claro que cada pessoa tem sua concepção de higiene mas, o mínimo, ou melhor, o máximo, deve ser cobrado de cada hotel. Navegando pelo site de relacionamento Yahoo! Respostas, notei um comentário que me chamou a atenção em uma pergunta sobre “limpeza de banheiro de hotel” e que foi o seguinte:

“Mal feita, nunca vi banheiro de hotel limpinho igual o da minha casa, mas é que eu sou muito exigente e chato mesmo”

Simples né?! Todo mundo quer banheiros limpos como o de suas casas! Fica a dica para os hoteleiros: Manter o banheiro das acomodações limpos como os das casas dos hóspedes.

Por essa razão, os hotéis devem ter a atenção redobrada quanto à limpeza dos banheiros. Jamais se esquecer de trocar as toalhas por novas e os produtos para higienização (pasta de dente, sabonetes, shampoos) e manter o piso e a área do banho sempre em perfeito estado de limpeza. Esse cuidado deve ocorrer tanto na saída do hospede, quanto nos momentos em que a equipe de higienização é chamada para limpar um quarto que ainda está ocupado.

E você amigo, já presenciou alguns desses fatos em uma estadia em algum hotel? Se não foi nenhuma dessas três, foi alguma outra diferente?

Utilize o espaço abaixo para comentar sobre suas experiências, sejam elas positivas, ou não. Esse espaço é especial para você, pois aqui é a FalaTurista, o canal onde o turista tem voz e vez!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Flávio José
Author Image
Formado em Relações Públicas pela PUC/PR. Autor de artigos relacionados ao turismo, música e diversão. Adora viajar e conhecer novos lugares e culturas. Casado há 2 anos. Residente em Curitiba

5 Respostas para “Higiene nos quartos dos hotéis. É possível confiar?”


  1. [...] Turismo Os quartos de hotéis são limpos de verdade? [...]


  2. A imagem de uma empresa também é vista pelas condições de higiene, um hóspede que encontra seu quarto em péssimas condições não voltará a freqüentar o hotel, não indicará para amigos, e pior, queimará o filme do estabelecimento para quem bem entender. Por isso é extremamente importante manter o local limpo corretamente, a imagem da empresa deve ser sempre zelada!

  3. Renato G. Lopes

    Boa noite a todos, primeiramente decidi escrever aqui depois de ler este comentário sobre os carpetes, mas atualmente os hotéis contam com metodologias eficientes para a limpeza e higienização do carpete, eu trabalho em uma empresa que fábrica produtos para limpeza de carpete a seco, além de evitar este cheiro de mofo causado pela limpeza feita com água, tem a vantagem da economia de água, entre outras vantagens, bom fica ai a dica.

  4. sara

    nenhuma técnica de limpeza vai fazer um carpete ser bom para alguém que, como eu, tem rinite alérgica.. uma das coisas que pergunto ao fazer uma reserva é se tem carpete no quarto..se há, reservo outro! que coisa mais ultrapassada que é carpete.. piso frio e mais agradável, higiênico e fácil para se verificar a limpeza de um quarto.


  5. Oi, Sara!

    Devido ao grande número de hóspedes com problemas alérgicos como o seu, hoje em dia os hotéis têm dado preferência a pisos frios, ou então dedicam ao menos alguns apartamentos dessa espécie àqueles que possuem alergia a carpetes.

    Realmente, além de facilitar na limpeza, os pisos frios são mais práticos, já que tanto aqueles com alergias quanto quem não as possuem podem ser acomodados. =)

Deixe seu comentário


Acesse o FalaTurista
Receba nossas promoções