Perdi meu voo, e agora?


Cidades Dicas Eventos Roteiros Hotéis



Você sai de casa alguns minutos atrasado com destino ao aeroporto, precisa parar em um posto mais próximo para abastecer e perde alguns minutos, a avenida principal que irá desembocar no aeroporto está totalmente congestionada e não há outra alternativa, a única saída é respirar fundo e esperar. Ao chegar ao balcão de check-in você descobre que não pode mais embarcar, e agora, o que fazer?

Situações como essa é recorrente em aeroportos diariamente, e grande parte dos passageiros ficam totalmente perdidos durante o momento, pensamentos como “já fiz a reserva hotel” ou “será que eu vou perder todo dinheiro investido nessa viagem?” invadem a mente de quem está passando por isso. Veja aqui no nosso blog algumas dicas que podem ser de grande valia caso você passe por essa situação desagradável. Confira:

Atenção aos horários

Horário voos

Horário voos


Essa dica é valiosa e pode fazer com que você evite o indesejável voo perdido! As companhias aéreas em geral avisam, mas é sempre bom ressaltar que o passageiro deve chegar no aeroporto com uma hora de antecedência para voos domésticos e duas horas de antecedência para voos internacionais. Atualmente também existe a opção de realizar o check-in através do site da empresa que você comprou os bilhetes, mas isso não lhe isentará da responsabilidade de levar seus documentos e chegar no horário determinado.

Cheguei atrasado e não consegui embarcar, o que eu faço?

Se o passageiro chegou atrasado por qualquer motivo e não conseguiu embarcar, as empresas aéreas tem o direito de cobrar uma taxa por não comparecimento no momento de remarcar a passagem, e o usuário do serviço também deve estar ciente que seu próximo embarque só será feito quando houver lugar disponível. Algumas companhias não cobram a taxa de remarcação dependendo da classe que o passageiro vai viajar.

Desistência ou alteração da data de embarque

Se você pretende desistir do voo ou até mesmo mudar sua data da viagem deve informar a companhia aérea com certa antecedência. Como dissemos anteriormente, algumas classes de voo ou modelos da passagem permitem que o consumidor remarque o embarque sem custo adicional. No caso de desistência, grande parte das companhias faz o reembolso, porém, isso pode demorar no mínimo trinta dias.

E o tal de overbooking?

Fila aeroporto

Fila aeroporto


O overbooking ocorre quando as companhias aéreas fazem um número de reservas maior do que a capacidade do avião, então alguns passageiros ficam sem voo. Segundo informações da ANAC esse problema deve ser resolvido pela própria empresa que terá três alternativas: colocar o passageiro em outro voo em um período máximo de quatro horas, reembolsar  ou arrumar outro meio de transporte para o passageiro. As empresas também são obrigadas a oferecer auxilio para o passageiro durante o tempo de espera, como internet, alimentação e hospedagem, caso seja necessário permanecer na cidade para aguardar um voo para o dia seguinte.

Com essas dicas, agora basta você se organizar no seu tempo para evitar qualquer desconforto com a perda de um voo. Caso você tenha alguma experiência desagradável de perder um voo, nos conte quais foram as medidas que você tomou para contornar a situação. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Thamires Goncalves Pedroso
Author Image
Acadêmica de Publicidade e Propaganda. Paulista e amante de uma boa música. Adora escrever sobre o Brasil, viagens e está tomando um gosto especial por decorações.

Deixe seu comentário


Acesse o FalaTurista
Receba nossas promoções