Perdi meu voo, e agora?


Cidades Dicas Eventos Roteiros Hotéis



Você sai de casa alguns minutos atrasado com destino ao aeroporto, precisa parar em um posto mais próximo para abastecer e perde alguns minutos, a avenida principal que irá desembocar no aeroporto está totalmente congestionada e não há outra alternativa, a única saída é respirar fundo e esperar. Ao chegar ao balcão de check-in você descobre que não pode mais embarcar, e agora, o que fazer?

Situações como essa é recorrente em aeroportos diariamente, e grande parte dos passageiros ficam totalmente perdidos durante o momento, pensamentos como “já fiz a reserva hotel” ou “será que eu vou perder todo dinheiro investido nessa viagem?” invadem a mente de quem está passando por isso. Veja aqui no nosso blog algumas dicas que podem ser de grande valia caso você passe por essa situação desagradável. Confira:

Atenção aos horários

Horário voos

Horário voos


Essa dica é valiosa e pode fazer com que você evite o indesejável voo perdido! As companhias aéreas em geral avisam, mas é sempre bom ressaltar que o passageiro deve chegar no aeroporto com uma hora de antecedência para voos domésticos e duas horas de antecedência para voos internacionais. Atualmente também existe a opção de realizar o check-in através do site da empresa que você comprou os bilhetes, mas isso não lhe isentará da responsabilidade de levar seus documentos e chegar no horário determinado.

Cheguei atrasado e não consegui embarcar, o que eu faço?

Se o passageiro chegou atrasado por qualquer motivo e não conseguiu embarcar, as empresas aéreas tem o direito de cobrar uma taxa por não comparecimento no momento de remarcar a passagem, e o usuário do serviço também deve estar ciente que seu próximo embarque só será feito quando houver lugar disponível. Algumas companhias não cobram a taxa de remarcação dependendo da classe que o passageiro vai viajar.

Desistência ou alteração da data de embarque

Se você pretende desistir do voo ou até mesmo mudar sua data da viagem deve informar a companhia aérea com certa antecedência. Como dissemos anteriormente, algumas classes de voo ou modelos da passagem permitem que o consumidor remarque o embarque sem custo adicional. No caso de desistência, grande parte das companhias faz o reembolso, porém, isso pode demorar no mínimo trinta dias.

E o tal de overbooking?

Fila aeroporto

Fila aeroporto


O overbooking ocorre quando as companhias aéreas fazem um número de reservas maior do que a capacidade do avião, então alguns passageiros ficam sem voo. Segundo informações da ANAC esse problema deve ser resolvido pela própria empresa que terá três alternativas: colocar o passageiro em outro voo em um período máximo de quatro horas, reembolsar  ou arrumar outro meio de transporte para o passageiro. As empresas também são obrigadas a oferecer auxilio para o passageiro durante o tempo de espera, como internet, alimentação e hospedagem, caso seja necessário permanecer na cidade para aguardar um voo para o dia seguinte.

Com essas dicas, agora basta você se organizar no seu tempo para evitar qualquer desconforto com a perda de um voo. Caso você tenha alguma experiência desagradável de perder um voo, nos conte quais foram as medidas que você tomou para contornar a situação. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Thamires Goncalves Pedroso
Author Image
Acadêmica de Publicidade e Propaganda. Paulista e amante de uma boa música. Adora escrever sobre o Brasil, viagens e está tomando um gosto especial por decorações.

24 Respostas para “Perdi meu voo, e agora?”

  1. adriana

    Eu comprei a passagem pra o filho de uma amiga minha so que o voo era 1;55 da manha e eu entendi errado que o voo era a tarde e nao de madrugada quando ele chegou no aeroporto de aracaju foi muito maltratado pela atendente nao soube xplicar o que ele devia fazer ,depois de muito chorar outra atentende atendeu e falou que ele tinha que comprar outra passagem se ele quisesse viajar de madrugada porque ela nao cobrou uma taxa como fala ,nao fez a mãe sem dinheiro comprar outra passagem para o filho retornar isso e um absurdo .Eu pesso que ajude o que devemos fazer pra ter o reembolso dessa passagem que comprou e nao foi usada.


  2. Olá Adriana,

    a melhor solução é entrar em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da companhia aérea em questão. Caso eles não sejam efetivos na resposta, procure o Procon.

    Abraços!

  3. Giovanna

    Ola, essa da iberia foi um maximo minha mae estava fazendo check in de Turim para Madri, mas parece que o aviao partiu mas a coisa mais estranha é que as bagagens dela foram e ela ficou. Me pergunto, é possivel bagagens sem acompanhante em um voo?, e detalhes que liguei e ninguem sabe o paradeiro das bagagens. Na verdade parece que o portao de embarque feichou antes e assim nem a senhora do check in havia conhecimento de tal acontecimento. Essa iberia nao tem mesmo soluçao. Deixar um passageiro no gate rsrrsrs lamentavel!!!!


  4. Oi, Giovanna!

    Infelizmente, há muitos casos em que as bagagens seguem viagem enquanto seus donos ficam no aeroporto de origem. Eu mesma já perdi um voo de Phoenix, nos Estados Unidos, para Nova York, depois de já ter feito check-in das bagagens, e enquanto minhas malas foram para o JFK, meu voo foi realocado para o La Guardia, me obrigando a buscar a bagagem no primeiro aeroporto quando cheguei em Nova York.

    Espero que sua mãe tenha conseguido resolver o problema. =)


  5. eu perdi o meu voo porq me confudi de horario, e não conseguir mais viajar, eu tenho direito a reenbolso?


  6. perdi o voo de sp a navegantes e a moça me falou se eu estivesse interessado a embarcar teria que pagar outra passagem,o dia do da perda do voo foi no dia 24.sera que consigo receber meu dinheiro de volta?

  7. jovair

    paguei 850 em um voo salvador x cuiaba com 1 parada. perdi o voo remarquei para o dia seguinte paguei novamente 709 sera q nao foi um preco abusivo por remarca? devo procurar o procon.

  8. Eliana Ribeiro

    Meu irmão comprou 3 passagem para janeiro e não foi, agora estou indo para e mesmo destido…tem como eu usar as passagens dele?

  9. bruno ruler

    Olá, gostaria de tirar uma duvida.

    Tenho uma passagem da antiga webjet agora operada pela gol, a questão é que no dia do embarque não compareci ao aeroporto, agora gostaria de remarcar a passagem ( mesmo pagando taxa) a gol não quer remarcar a passagem, o que devo fazer?


  10. Oi, Jovair!

    Infelizmente, os valores de tarifas para uma data muito próxima são mais caros. Neste caso, por mais que seja um preço elevado, é o que eles praticam em compras em cima da hora.


  11. Oi, Bruno!

    Cada empresa tem uma política para perdas de voos. É preciso ler as condições descritas tanto pela Webjet quanto pela Gol. Se houver a informação de que passagens com “no-show” não podem ser remarcadas, infelizmente não há nada que possa ser feito.


  12. Oi, Eliana!

    Acredito que não exista essa possibilidade, mas você pode entrar em contato com a companhia áerea e certificar-se da possibilidade.


  13. Oi, Wilson!

    Cada empresa aérea tem suas próprias regras quanto a perdas de voos. Sugiro que você entre em contato com a empresa onde comprou as passagens e se informe sobre essa possibilidade.


  14. Oi, Fatyma!

    Você deve entrar em contato com a companhia aérea onde comprou suas passagens e ver se existe essa possilidade.

  15. Cibele

    Meu filho, por confusão no fuso horário, perdeu o voo de volta – Barcelona, POA. O voo era pela Ibéria, que não deu a mínima para a queixa dele. A CVC, de quem comprei a passagem ida e volta, registrou a queixa no SAC e orientou a comprar nova passagem. Estou em contato, esperando a solução sobre a devolução do valor pago pela passagem não utilizada. Espero que consiga. Vou aguardar e posto a resposta quando tiver.
    Cibele

  16. Sebastiana

    Cheguei 2 Hs antes do vôo fiz o checkin das malas, mas na hora do embarque fiquei 15 minutos na polícia federal para verificação dos passaportes pois eu estava com meu bebê de 1 ano, e me atrasei perdi o vôo. Retiraram minhas malas do Avião e fiquei no aeroporto sem nenhuma assistência tenho algum direito?

  17. Victor

    Eu ja erdi algumas viagens por chegar atrasado, outra por informação errada da atendente, pois fiz até check in e so queria comer algo, e me disseram que podia embarcar ate 15 minutos antes, o que não era assim, a atendente contradiz depois; a outra porque o supervisor da companhia não quis aceitar simplesmente porque cheguei 30 minutos antes e ele disse que era pra eu estar 1 hora antes. Em fim em duas vezes eu perdi minha passagem e só rembolsaram 60 reais cada uma, incluso foi a pior companhia que atende um passageiro chama-se TAM, porisso que seus aviões ficam caindo de tanta maldade que eles fazem; na outra os próprios atendentes se envolveram para resolver, e esperei mais 3 hras e me encaixaram em outro voo, pagando so uma taxa de remarcação de horário, em torno de 70 reais, essa cham-se Avianca. Então pessoal evitem essa Tam vulgar companhia.

  18. Eze

    Olá me ajudou muito eu tinha gastado quase R$800.000 para viajar para Itália e ia para o Grande Canal de venice com minha esposa só que eu perdi o vôo porque cheguei atrasado e o avião embarcou e eu marquei um vôo novo hoje às 17:00 horas muito obrigado :)

  19. Cassiani Fernandes de Moraes

    Bom dia !

    Eu e meu esposo perdemos nosso vôo esses tempos. Me informaram que teria parte do valor reembolsado ref estas passagens.

    No aguardo de um breve retorno !


  20. Perdi voo erro de data


  21. Perdi voo por data


  22. Comprei a passagem para Salvador o vou era as 15:15 cheguei 15:00 não conseguir pegar o vou fui na loja latam eles disseram que era só na agência que comprei liguei na agência ele queria que eu pagasse quase o valor da passagem que tinha comprado conclusão perdi o vou e o meu dinheiro nunca mais compro passagens na latam nem indico a ninguém perdi minhas férias o número da minha reserva 4u0t6t conclusão estou com a passagens em mão que eles diz que eu posso usar por um ano mas pra mim isso tenho que pagar a taxa que fica na metade do valor que eu comprei então impossível pois como pagarei quase 2.000 em uma passagem pra salvador preferi compra pela agência para te a segurança acredito que vocês pode mudar o meu pensamento sobre a impressão queria muito poder viajar na segunda feira no dia 10 esperarei a resposta telefone 11 961136224

  23. Rique Pereira do Espírito santo

    Bom dia quero eu aqui empresa minha indignação porque ontem no dia 07 tinha um vou pra salvador no horário das 15:15 por causa do trânsito cheguei as 15:00 e não peguei o vou fui indicado ir à loja da latam mas fui informado que só a agência que comprei a passagem poderia conseguir algo estava no aeroporto querendo viaja liguei na agência eles disseram que pra mim viaja eu tinha que PGA a taxa até aí tudo bem mas tinha outra taxa de embarque que junto dava um valor de 500$ com. O eu não tinha há perdi minha viaje e muito indigitado eu acho isso mais falta de respeito com o consumidor se pessoas que entre em contato pois quero viaja no dia 10 vê o que vos pode fazer com a minha viagem

  24. marcio

    Que bom! Ficamos muito felizes em ter ajudado.
    Abraço e boas viagens!!!

Deixe seu comentário


Acesse o FalaTurista
Receba nossas promoções