Pontos Turísticos Brasília


Cidades Dicas Eventos Roteiros Hotéis



Capital Federal do Brasil, Brasília foi construída durante o governo de Juscelino Kubitschek, já com a intenção que de a cidade localizada no Centro-Oeste do país se tornasse a capital.

Com um projeto urbanístico chamado Plano Piloto, Brasília foi elaborada pelo urbanista Lúcio Costa e, em 1956, começou sua construção ao lado de Oscar Niemeyer, arquiteto que assina inúmeras obras na cidade.

Essas obras de Niemeyer são alguns dos principais pontos turísticos de Brasília, que compõem, entre outros exemplos, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, sede do Governo Brasileiro. Além disso, a cidade conta com atrações contemporâneas, museus, opções de ecoturismo e muita área verde, tornando-se uma cidade atrativa aos turistas.

Em visita à cidade, veja algumas dicas de lugares para visitar:

Ponte Juscelino Kubitschek

Também conhecida como Ponte JK, a Ponte Juscelino Kubitschek foi inaugurada em 2002 e eleita em 2003 como a ponte mais bonita do mundo, segundo a Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos.

Ligando o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central de Brasília, a obra de Alexandre Chan é um exemplo de arrojo arquitetônico, seguindo o espírito de mudança que marcou a construção da capital.

Brasília

A belíssima arquitetura da Ponte Juscelino Kubitschek

Sua estrutura possui comprimento de travessia total de 1200 metros, 24 metros de largura com duas pistas (cada uma com três faixas de rolamento), duas passarelas nas laterais para ciclistas e pedestres e comprimento total dos vãos de 720 metros.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

A Catedral Metropolitana de Brasília é um dos projetos de Oscar Niemeyer, o primeiro monumento a ser criado na capital. A pedra fundamental da igreja foi lançada em 1958, e dois anos depois sua estrutura ficou pronta, mas somente em 1970 ela foi de fato inaugurada,  quando já estava completa, inclusive com seus vidros externos transparentes.

Com 40 metros de altura, a igreja possui 16 arcos de concreto armado, circundados por um espelho d’água, um dos charmes da atração.

Brasília

Os anjos suspensos no interior da Catedral Metropolitana de Brasília

Na praça que dá acesso ao templo, estão quatro esculturas em bronze, representação dos evangelistas São Mateus, São João, São Lucas e São Marcos. Sua entrada é através de uma área em declive de paredes negras (uma zona de meditação) e em seu interior, banhado por luz natural, estão as esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço. Há também obras como “Via-Sacra”, de Di Cavalcanti e a primeira réplica de “Pietá”, de Michelangelo.

Parque Nacional de Brasília

O Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como “Água Mineral”, é uma unidade de proteção integral à natureza, composto por uma área de mais de 42 mil hectares, que atingem não só Brasília, mas também Brazlândia, Sobradinho e Padre Bernardo.

O parque foi criado em novembro de 1961, e sua história de criação relaciona-se diretamente com a história da construção de Brasília, tornando-se um parque urbano para visitação.

Sua criação veio da necessidade de proteger rios fornecedores de água potável à cidade, além de manter a vegetação em estado natural e contribuir para o equilíbrio das condições climáticas da região.

Brasília

As piscinas são a maior atração do Parque Nacional de Brasília

A principal atração do parque são as piscinas de água mineral e corrente, que se formam a partir dos poços de água localizados às margens do Córrego Acampamento. Além disso, há também espaço para piquenique e duas trilhas na área interna: a da Capivara dura cerca de 20 minutos, e a do Cristal Água tem aproximadamente 1 hora de duração.

Tem mais dicas de pontos turísticos em Brasília? Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Franciele
Author Image
Franciele é jornalista e gosta de música, esportes, seriados, filmes, livros, viagens e mídias sociais. Se interessa pelas áreas de jornalismo esportivo, cultural e turístico. Fez intercâmbio nos Estados Unidos e conhece diversos destinos do Brasil, entre eles seu favorito, Porto de Galinhas.

Deixe seu comentário


Acesse o FalaTurista
Receba nossas promoções