Praias de nudismo no Brasil. Conheça as melhores praias


Cidades Dicas Eventos Roteiros Hotéis



Os movimentos naturistas crescem e se organizam em nosso país, com o objetivo de propagar sua filosofia e mostrar que essa idéia está muito além do simples nu. As praias de nudismo crescem a cada ano e junto com elas o número de adeptos, que estão superando a timidez inicial, e até mesmo o preconceito, e freqüentando cada vez mais os espaços disponíveis para essa prática.

Os naturismo gostam de enfatizar que não é o simples ato de se despir das roupas e frequentar os locais apropriados que faz uma pessoa se tornar um naturista. Essa prática vai muito além disso, pois como já foi dito, é uma filosofia que prega que: “O naturismo é a integração e harmonia com a natureza, que incentivava a nudez sem preconceitos ou tabus.” E vale destacar que para se diferenciar de um simples nu, o naturista deve ter a consciência de que tal prática visa atitudes como: auto-respeito, respeito pelos outros e pela natureza.

Registros dão conta que a prática do naturismo começou no Brasil por volta dos anos de 1950 e teve como principal entusiasta a atriz Dora Vivacqua, que além de difundir essa prática, ainda publicou dois livros onde descrevia mais sobre o assunto. Porém, a primeira área oficial para a prática do naturismo só veio surgir no ano de 1983, a Praia do Pinho em Santa Catarina. Essa praia é ainda muito famosa e recebe milhares de turistas, principalmente no período do verão. São famílias completas, jovens casais, idosos, enfim, não tem idade certa para iniciar essa prática.

Certamente, os lugares onde o naturismo conseguiu expandir sua filosofia foram nas praias. No Brasil, são 10 praias de nudismo autorizadas a oferecer ao público um espaço apropriado e exclusivo. O mapa das praias de nudismo no Brasil é formado por: 4 praias no estado do Rio de Janeiro, 3 em Santa Catarina, 1 na Paraíba, Bahia e Espírito Santo. Além desses 10 espaços autorizados, existem registros de práticas de naturismo em outras praias do Brasil, porém, apenas essas 10 citadas acima que são oficialmente reconhecidas.

Para freqüentar um ambiente como esse, os usuários devem ficar atentos a todas as regras que gerem o local. Essas regras são fundamentais para o bom funcionamento e a harmonia, pois sempre um engraçadinho vai querer fazer uma piada ou constranger um dos presentes.

Confira algumas regras e curiosidades sobre praias de nudismo

Nada de roupas – Essa é a regra fundamental para entrar em um ambiente naturalista. A velha desculpa que “só vim aqui conhecer” não cola! Para aqueles que são mais tímidos, mas que mesmo assim querem aderir ao movimento, locais para adaptação são reservados para ajudar nesse processo.

Nem o comércio escapa – Isso mesmo, até os vendedores ambulantes devem ser adeptos do naturismo. Em uma das praias de nudismo mais famosas do Brasil, Pedras Altas (SC), até os funcionários dos restaurantes e pousadas devem trabalhar a caráter: sem roupas!

Áreas para casados e solteiros – Nas maiores praias de nudismo do Brasil, que chegam a receber mais de 5 mil visitantes por dia (no verão), existem áreas exclusivas para famílias (casais e filhos) e áreas para solteiros, deixando assim, as famílias muito mais à vontade.

Gracinhas são proibidas – Não é o fato de ser um local onde as pessoas andam sem roupas que as gracinhas e xavecos são permitidos, muito pelo contrário, pois se alguém abusa das brincadeiras pode ser convidado a se retirar do local, e algumas vezes, fica até proibido de entrar novamente.

Não se preocupe, pois os curiosos ficam longe – As praias de nudismo no Brasil ficam em áreas totalmente isoladas, impedindo assim, o olhar de curiosos que não são adeptos da prática mais que adoram dar uma “espiadinha”.

Segurança reforçada – Em algumas praias, a segurança dos banhistas é reforçada por agentes que patrulham todo o perímetro onde a prática do nudismo é liberada. Essa proteção é essencial, principalmente, para combater os curiosos e engraçadinhos que ficam em volta dessas áreas.

Veja a lista com as 10 praias oficiais de nudismo no Brasil

Tambabá: Praia de nudismo no Brasil

Tambabá: Uma das praias de nudismo do Brasil mais famosas

1 – Tambaba (Paraíba) – A praia fica localizada no município de Conde (30km de João Pessoa). Um dos pontos fortes dessa praia é o sol que brilha praticamente todos os dias do ano. A sua proximidade com a capital paraibana permite aos banhistas o deslocamento com tranquilidade, além da possibilidade de curtir as belezas do estado. Para quem está procurando por hotéis em João Pessoa, a FalaTurista oferece algumas boas opções para os turistas que vão conhecer a praia de Tambaba e as belezas da Paraíba.

2 – Praia do Pinho (Santa Catarina) – A praia fica localizada no município de Balneário Camboriú (80km de Florianópolis). A Praia do Pinho foi à primeira área para a prática do nudismo reconhecido oficialmente no Brasil. São mais de 500 metros de extensão, com areias brancas, água limpa e muito contato com a natureza. A região é cercada por vales e montanhas com vegetação quase que totalmente intocada. Próximo a praia você encontrará algumas pousadas, mas caso você queira aproveitar mais o litoral catarinense e conhecer as belezas de Florianópolis, você pode ficar em alguns hotéis da região.

3 – Praia Olho de Boi (Rio de Janeiro) – A praia fica localizada no município de Búzios (182km do Rio de Janeiro). O grande diferencial do “Olho do Boi” é a natureza que cerca a praia. O local fica muito afastado das regiões com maior fluxo de pessoas, proporcionando assim, mais comodidade para os banhistas.

4 – Barra Seca (Espírito Santo) – A praia da Barra Seca fica localizada no município de Linhares (138km de Vitória). Conta com estrutura para camping e recebe milhares de turistas que aproveitam o contato com a natureza em sua plenitude.

5 – Massarandupió (Bahia) – A praia de Massarandupió fica localizada no município de Entre Rios (80Km de Salvador). A praia ainda não possui uma infra-estrutura para atender a todas as necessidades dos turistas, porém, a natureza, o mar calmo e a tranquilidade da região atrai cada vez mais praticantes do naturismo para a praia que é a primeira da região a oferecer um local próprio para os adeptos dessa filosofia. O ideal é que você fique hospedado em algum hotel em Salvador, aproveitando a curta distância entre as cidades. Além de aproveitar tudo o que Massarandupió pode oferecer, a chance de conhecer as belezas da região é grande. Seu passeio pode ser ainda mais proveitoso!

6 – Praia do Abricó (Rio de Janeiro) – Como quase todas as praias de nudismo no Brasil, a Praia do Abricó fica em um ambiente paradisíaco, repleto de natureza e com toda a privacidade respeitada para a prática do naturismo. Desde 2003 o local é reconhecido como uma área especial para aqueles que gostam nudismo. Porém, para você freqüentar o local, algumas regras como dias e horários devem ser respeitadas (Sábado, Domingo, Feriados e dias especiais). Caso você seja de outra cidade, não se esqueça de consultar alguns dos melhores hotéis no Rio de Janeiro para ficar bem hospedado.

7 – Praia de Pedras Altas (Santa Catarina) – A área reservada para a para a prática do naturismo na Praia de Pedras Altas é um convite para o contato com a natureza e o total desprendimento com a correria dos nossos dias. A paisagem é exuberante e o mar com águas limpas e calmas deixar qualquer visitante apaixonado. Praia de Pedras Altas foi o segundo reduto catarinense reconhecido para a prática do naturismo. O local é divido em duas pequenas áreas de pouco mais de 100 metros cada, sendo que um lado é reservado para famílias e o outro para os solteiros. A praia possui estrutura para camping, mas quem preferir pode ficar nos hotéis de Floripa, pois a praia está à apenas 30km da capital catarinense.

8 – Praia da Galheta (Santa Catarina) – A praia fica em Florianópolis e é uma das mais freqüentadas pelos turistas e moradores que são adeptos da prática do naturismo. Sua estrutura não permite que o visitante se hospede ou faça sua alimentação no local, pois se trata de um parque ecológico preservado. Mas como a praia está na cidade de Florianópolis, os visitantes podem, facilmente, encontrar toda a estrutura necessária sem precisar ir para longe.

Praia da Galheta

Praia da Galheta

9 – Praia do Forte (Praia Brava) (Rio de Janeiro) – A praia está localizada na cidade de Cabo Frio, região dos Lagos, no Rio de Janeiro. A cidade de Cabo Frio é uma das regiões mais visitadas por turistas que vão para o estado do Rio de Janeiro. Na Praia do Forte (Praia Brava) os praticantes do naturismo encontraram uma ótima opção para curtir o dia. O mar é agitado e a areia branca e fofa. A praia fica aproximadamente 180km da cidade do Rio de Janeiro.

10 – Praia de Jurubá (Rio de Janeiro) – Também no estado do Rio de Janeiro, a praia de Jarubá é um dos principais redutos para a prática do naturismo no Brasil. A praia fica apenas a 10Km de Angra dos Reis, outro ponto turístico muito visitado no estado. A estrutura não comporta muitas pessoas, por isso, a dica é ficar hospedado em Angra dos Reis e aproveitar, além da praia, as belezas da cidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Flávio José
Author Image
Formado em Relações Públicas pela PUC/PR. Autor de artigos relacionados ao turismo, música e diversão. Adora viajar e conhecer novos lugares e culturas. Casado há 2 anos. Residente em Curitiba

Deixe seu comentário


Acesse o FalaTurista
Receba nossas promoções