Pratos típicos do Brasil - Conheça os sabores do Brasil


Cidades Dicas Eventos Roteiros Hotéis



Não são raros os que associam a imagem do Brasil à cultura, diversidade de povos, à terra tropical, diversidade natural e, claro, diversidade culinária. Um país criativo e rico em detalhes que podem impressionar qualquer turista. Os pratos típicos brasileiros são diversificados e conhecidos por todo território nacional, porém alguns são preferidos em determinadas regiões. Muitos foram criados aqui, mas outras culturas também contribuíram para que nossa cozinha ficasse ainda mais atrativa. Conquistamos prestígio internacional, inventando, inovando e aperfeiçoando culinária. É sempre bom conhecer um pouco do que nos espera nos restaurantes pelo Brasil a fora, região por região, por isso, para aproveitar tudo, prepare-se para fazer logo a sua reserva de hotéis. Confira mais detalhes sobre os pratos dos quatro cantos do país:

Sudeste

Feijoada do Sudeste

Feijoada do Sudeste


O primeiro prato clássico da culinária brasileira é a Feijoada, lembrada em todos os Estados. Conhecida também no exterior, a receita que prevalece como preferência nacional é a do Rio de Janeiro, apesar das variações existentes. O feijão preto, ingrediente principal, é transformado em um caldo consistente, acrescido de carne seca, linguiça, lombo, costela e partes do porco. Geralmente vem acompanhada de arroz, laranja, couve e torresmo. No Espírito Santo, a moqueca é especialidade. Um prato preparado na tradicional panela de barro, onde se coze um filé de peixe no molho de tomate, com coentro, cebola, azeite, cebolinha e urucum. Camarões e outros frutos do mar podem ser acrescentados. Os capixabas preferem comer a moqueca acompanhada de pirão, arroz e até moqueca de banana.

Minas Gerais tem típicos temperos marcantes e entre seus pratos estão a carne de porco, a galinha ao molho pardo ou com quiabo e angu, o feijão tropeiro, o arroz carreteiro, o tutu, a farofa, o torresmo, a goiabada com queijo, também conhecida como “romeu e julieta”, e o pão de queijo, comum em todas as cidades brasileiras. O RJ, além de preparar uma das melhores feijoadas do país, contribui com o picadinho de carne com quiabo e o camarão com chuchu. Já a combinação do arroz com o feijão, quase sempre acompanhado por bife acebolado e batatas fritas, é comum em todo país, mas há quem diga que são os paulistas que superam as demais cidades no preparo do prato. A cozinha de SP tornou-se referência mundial, pois é diversificada. As pizzas e as massas, muito consumidas no estado, são de origem italiana e suspeita-se que os apetitosos pastéis sejam provenientes da China. Quem quer apreciar a região já pode para procurar hotéis em São Paulo e hotel no Rio de Janeiro e marcar a viagem!

Nordeste

Acarajé do Nordeste

Acarajé do Nordeste


O Acarajé é o típico prato baiano frito no azeite de dendê, recheado com vatapá, camarão seco e vinagre. Possui sabor exótico aos paladares não habituados. As baianas das barracas de acarajé sempre oferecem aos clientes a opção da pimenta, que acaba por dar toques ainda mais picantes ao bolinho. Os pratos com peixes e frutos do mar são comuns na região litorânea, enquando no sertão prevalecem à carne-se-sol e o charque. Precisamos ainda citar a rapadura, o vatapá, o caruru, o bobó de camarão, a moqueca, os doces, como a cocada, a baba-de-moça, a tapioca e os sucos feitos das frutas típicas do nordeste, como o cajá, a siriguela, a graviola, a pitanga, a pitomba, o jambo e o coco.

Sul

Churrasco do Sul

Churrasco do Sul


O Churrasco é extremamente apreciado no Rio Grande do Sul. As churrascarias de Porto Alegre, por exemplo, são ótimas opções. Tais restaurantes costumam servir, à-la-carte, carnes de boi, porco, carneiro e galeto no espeto, tudo com muito sabor e maciez, preparado por quem entende do assunto. Apesar de ser um prato preferido pelos gaúchos, as carnes são famosas por todo o Brasil. Churrascarias merecedoras de belos elogios podem ser encontradas por todo o país. Na região podemos encontrar também o chimarrão, bebida feita com erva mate, vinhos, trazidos por italianos, o barreado, típico do Paraná, e as tortas de maçã de Santa Catarina.

Centro-oeste

No Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, são comuns os pratos preparados com peixes, como o dourado recheado, além do arroz carreteiro, do quiabo frito e do pirão.

Norte

Na região do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, a cozinha também é variada e passa pelos frutos do mar. Os pratos típicos são a caldeirada de tucunaré, tacacá, de origem indígena, tapioca e o pato no tucupi. Os doces de sobremesa normalmente levam castanhas-do-pará e frutas, como açaí, cupuaçu e graviola.

Além de todos os pratos citados,uma bebida alcoólica típica brasileira não pode ficar de fora, a cachaça, ou aguardente de cana-de-açúcar, vendida no Brasil todo.

É impossível visitar o país e deixar de saborear tanta variedade. O FalaTurista tem hotéis perfeitos para qualquer ocasião. Boa viagem e bom apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Jaqueline Roeher
Author Image
"Bacharel em Administração e Comunicóloga. Uma curitibana, super curiosa, que ama escrever e compartilhar conhecimento. É apaixonada por RP, Marketing Digital e atua com Mídias Sociais e gerenciamento de conteúdo."

Uma resposta para “Pratos típicos do Brasil – Conheça os sabores do Brasil”

  1. marina

    adorooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo acaraje

Deixe seu comentário


Acesse o FalaTurista
Receba nossas promoções