Projeto “Trem Bala” Rio-São Paulo. Vai acontecer mesmo?


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Mesmo com muitos problemas sociais e de infra-estrutura, que deveriam ser prioridade, o Brasil está cada vez mais próximo de dar início a construção do Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo. O projeto, que visa ligar as duas capitais mais importantes do país, terá também estações na cidade de Campinas, Jundiaí, São José dos Campos, Resende e Barra Mansa.

Trem Bala no Brasil

Trem Bala no Brasil

O início da construção de um trem bala no Brasil marcará a entrada do país em um seleto grupo de nações que possuem esse tipo de transporte sofisticado, mas isso não tem apenas aspectos positivos, visto que, de todos os países que investiram no trem de alta velocidade, nenhum conseguiu sair ileso às dividas e grandes atrasos nas construções. A intenção do Governo Federal é que o trem esteja pronto até as olimpíadas de 2016, que serão realizadas na cidade do Rio de Janeiro, entretanto, atrasos na criação de um edital para as licitações, que deveriam ser apresentados em outubro de 2009, comprometeram o prazo de início das obras. Sendo assim, o trem já não ficará pronto para ser utilizado durante a copa do mundo, em 2014, outro desejo do Governo. Num projeto dessa complexidade, tal fato já demonstra no mínimo falta de planejamento – como será então quando as obras começarem? –. Muitas empresas estrangeiras, de renome mundial, entraram na disputa da licitação do projeto, entre elas estão a Mitsui, Toshiba, Mitsubishi, Siemens e a Alstom. Porém, o Governo exige que os consórcios estrangeiros se associem a empresas brasileiras para a realização dessa empreitada.

O custo da viagem no “Trem Bala” está sendo sondado por volta de R$ 200,00 e o trajeto será realizado em aproximadamente 93 minutos. Em uma pesquisa realizada pelo IBOPE, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, quando perguntado aos habitantes das cidades sobre o trem, 85% dos entrevistados optariam pelo transporte, se o mesmo já estivesse em funcionamento, e 71% responderam que se o trem já estivesse pronto visitariam o estado vizinho com mais freqüência. Muitos ainda responderam que mesmo se as passagens aéreas custassem um valor inferior às passagens do trem, eles optariam por viajar pela ferrovia (desde que o valor da passagem fosse até R$ 120,00). Mas e a pergunta crucial: “Ei, cidadãos, vocês querem que os investimentos sejam concentrados em uma obra ‘para estrangeiro ver’ ou em urbanismo, infra-estrutura, educação, saneamento básico?” – essa, como sempre, não foi feita.

Em recente reportagem, a Revista Exame acompanhou a rotina de uma nordestina, que mora em São Paulo e gasta mais tempo no deslocamento casa-trabalho-casa do que no próprio trabalho, um reflexo do descaso com o transporte público e com o trabalhador que paga os impostos. Apesar de o governo alardear aos quatro ventos que a classe C brasileira emergiu como nunca, parece que ninguém leva em conta a via crúcis diária dessas pessoas. Falta ônibus, metrô, calçadas…

Em relação aos impactos ambientais, o presidente do Ibama afirma que não haverá complicações, pois serão construídos viadutos, o que aparentemente ajuda a minimizar os danos a natureza. Entretanto, a Serra do Mar onde serão feitos os viadutos é um dos poucos pontos restantes de Mata Atlântica no Brasil. Será que o impacto ambiental gerado com a construção do trem não afetará o meio ambiente, levando em consideração o fato de que atualmente apenas 7% do total de Mata Atlântica ainda é preservado? – a resposta verdadeira para a questão ambiental é que não se tem a medida certa do impacto que uma construção desse porte pode causar.

Diversos segmentos de transporte apresentam também suas críticas em relação ao trem bala. A ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral) alega que a desativação do campo de marte para a construção de uma das estações, traria prejuízos financeiros à aviação executiva e seus usuários na cidade de São Paulo. Já especialistas em economia, alegam que existem inviabilidades no projeto, pois o número de passageiros iria quadriplicar em poucos anos, fazendo com que o fluxo ocorresse só pelos trilhos, abandonando assim aviões, ônibus e carros.

O orçamento para a construção do Trem Bala ficou em torno de R$ 35 bilhões, e a Casa Civil anunciou que agora vai reiniciar o processo de licitação. Porém, as estradas brasileiras continuam defasadas e o Governo Federal alega que não existe verba suficiente para uma reforma. Muitos aeroportos nacionais possuem pistas de pouso ultrapassadas e sua estrutura para a recepção de vôos internacionais e até mesmo domésticos, é péssima. O mesmo vale para as rodoviárias, que possuem um péssimo espaço físico e precisam urgentemente de reformas. Seria realmente correto investir em um novo meio de transporte sabendo que os já existentes funcionam de forma precária? Talvez, investir em melhorias nos meios de transportes que já funcionam seria mais rápido e menos custoso, além de “sobrar dinheiro” para o investimento em educação e saúde, coisa que nosso país tem priorizado pouco.

Congestionamento nas Ruas do Brasil

Congestionamento nas Ruas do Brasil

E você, o que acha de tudo isso? Qual a sua opinião sobre a construção do trem bala brasileiro? Nosso país tem mesmo condições de manter um sistema de transporte de última geração? Não seria mais importante investir em áreas como educação, saúde e infra-estrutura? Deixe aqui a sua opinião! A FalaTurista abre espaço para você escrever.

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Sobre Flávio José
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Formado em Relações Públicas pela PUC/PR. Autor de artigos relacionados ao turismo, música e diversão. Adora viajar e conhecer novos lugares e culturas. Casado há 2 anos. Residente em Curitiba

11 Respostas para “Projeto “Trem Bala” Rio – São Paulo. Vai acontecer mesmo?”


  1. Esta história vai longe, e eu me pergunto, será que não vai ser uma obra para a elite, será que um simples mortal vai conseguir viajar num trem desses?
    Se for um projeto para beneficiar toda a população, vai ser uma maravilha, caso contrário pouco vai servir, e vamos continuar pegando ônibus…
    Mas vamos aguardar e torcer para que não seje uma obra faraônica com milhões jogados fora.

    Ailton


  2. necessidades de inovaçao e opçao

  3. Francil Lima

    Vi um projeto com linhas ligando Brasilia à Goiania, BH à Curitiba, mas acredito que deveriam pensar numa linha que realmente tenha rentabilidade ligando as capitais do nordeste de Salvador à Fortaleza e ainda aproveitaria o novo aeroporto de Natal como distribuidor. Estes lugares tem turista o ano inteiro, tanto nacional quanto internacional devido as atrações turisticas e o bendito sol o ano inteiro.

  4. Mila

    Acredito que é importante para o país investir em tecnologia e infra estrutura..
    O país é carente em tudo isso mencionado na reportagem, mas uma coisa não exclui a outra. achei a reportagem de uma pequenez triste.


  5. Olá Francil,

    concordo com você. O Projeto do Trem Bala deve se extender para os principais pontos do Brasil, e é claro, o Nordeste está incluido entre os lugares que devem receber tal projeto.

    Ele será muito importante na continuidade do desenvolvimento do país.

    Abraços

  6. LAERTE

    AS OPINIÕES AGENTE VE QUE TEM MUITAS PESSOAS QUE SO VE PROBLEMAS NO BRASIL NÃO TEM MENTE DE DESENVOLVIMENTO, LEMBREM-SE QUE ESTA VAI SER UMA GRANDE SOLUÇÃO PARA AEROPORTOS QUE FICAM CHEIOS SEMPRE EU JA ANDEI MUITO DE TREM BALA E SEI COMO E A MELHOR VIAGEM QUE JA FIZ MELHOR QUE AVIÃO E MAIS SEGURA, ACHO QUE NÃO E PARA POBREZA EM GERAL MAS PARA CLASSE MEDIA SEM DUVIDA E LEMBRE SE A BRASIL TA DESENVOLVENDO E A MAIORIA VAI PODER USAR ESSE MEIO DE TRANSPORTE SIM , PENA QUE SO SÃO PAULO – RIO!!!

  7. Jordeney

    Sem querer ser meio (de volta ao passado),talvez se nossos governantes pessasem um pouco mais e o mesmo dinheiro gasto com o tal trem bala fosse investido em nossas ferrovias e reformas de nosso trens não seria melhor e ate mais ecologico. e claro que iria sobrar para investir nas nossas rodovias e nos aeroportos.


  8. Eis aí uma duvida! se o governo tem trinta e cinco bi para gastar no trem bala porque que não tem dinheiro para investimento na melhoria dos serviços excenciais (saúde e educação…etc ) e infraestrutura de transporte? Na verdade falta mesmo é vontade politica p / se resolver os problemas do Brasil. ” O descompromisso dá lugar `a falta de dinheiro”.

  9. ELIMARIO

    O TRANSPORTE RODOVIARIO DO BRASIL ESTA UM VERDADEIRO CAOS NOSSAS BR ESTÃO COMPLETAMENTE ABANDONADAS BOA PARTE DELAS PRECISÃO SER DUPRICADAS URGENTEMENTE POS NÃO SUPORTA MAS O EXCESSO DE VEICULOS NOSSAS REGIÕES METROPOLITANAS ESTÃO PARALIZADAS DEVIDO O EXCESSO DE CARROS .E UMA VERGONHA O GORVERNO FEDERAL INVESTIR VARIOS BILHÕES EM UMA OBRA QUE VAI BENEFICIAR APENAS TURISTAS E CRASSE MEDIA ALTA , ENQUANTO O BRASIL ESTA PRECIZANDO [ ANPRIAR E FAZER METRO EM VARIOS ESTADOS, REFORMAR E DUPRICAR E ATUALIZAR A MALHA VIARIA QUE ESTA ANOS ULTRAPASSADA, AMPRIAR FERROVIAS PARA TRANSPORTE DE CARGAS,CONSTRUIR AMPRIARE MELHORAR ESTRUTURAS FISICA DOS AEROPORTOS, ETC…

  10. Sérgio Fernando Goy

    Estão dizendo isto de 2008. Até hoje, nem “projeto” sequer saiu do papel. Será mesmo que o Governo Federal vai mesmo construir este tal de TAV – Treem de Alta Velocidade???:

  11. Nilo Rosendo

    Como o Francil, aí de cima, por que não para o nordeste, haveria passageiros o tempo todo, o Nordeste Tem sol quente o ano inteiro, só os nordestino que vivem na região sudeste é enorme, só eles dariam o retorno do investimento dessa obra, sem falar no turismo. Sem sombra de duvidas seria aí sim um investimento seguro, onde que colocar o dinheiro vai ganha muito.
    Fala com ( Eike Batista ).

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