Canela, na Serra Gaúcha

Localizada na belíssima Serra Gaúcha, Canela é um dos municípios do Rio Grande do Sul, ao lado de outro símbolo do estado, Gramado.

Com ótima estrutura em termos de comércio e serviços, a cidade recebe os turistas sempre de braços abertos e muita tranquilidade, para você curtir seus encantos de forma pacata, sem correria.

Com seu primeiro núcleo urbano constituído em 1903, durante muito tempo Canela teve seu clima e as belezas naturais como chamariz de turistas, tornando-se um centro de veraneio nas décadas de 1930 e 1940. Nessa mesma década, entre 1944 e 45, Canela tornou-se município após um movimento emancipacionista e sua importância como centro turístico apenas aumentou desde então.

Onde ir

As belezas naturais de Canela encantam. Cortada pelos rios Santa Cruz, Paranhana e diversos riachos e nascentes, a cidade possui ainda muitos lagos artificiais e açudes, que além de pontos turísticos, auxiliam na irrigação das lavouras e são pontos para pesca.

Um dos locais mais visitados é a Cascata do Caracol, dentro do Parque Estadual do Caracol. Com matas fechadas ao seu redor, a cascata é formada por rochas basálticas e possui 131 metros de queda livre, sem dúvida uma beleza rara de se ver. Para chegar do topo à base, uma escadaria com 927 degraus auxilia os turistas, que contam ainda com trilhas demarcadas para visitar o topo e o pé da colina.

Canela
A impressionante Cascata do Caracol, com 131 metros de queda

Outra beleza natural é o Parque da Ferradura, onde é possível escalar as paredes do cânion com 400 metros de profundidade, realizar diversas trilhas – uma delas leva à cascata do Arroio Caçador – e aproveitar a tranquilidade do local para relaxar e apreciar a vista. Se você gosta de comprar presentes e lembrancinhas para amigos e parentes, encontra no parque uma loja de presentes com belas opções.

Já no centro de Canela está um de seus cartões postais, a Catedral de Pedra, construída em estilo gótico inglês, com uma torre de 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos de bronze, vindos da Itália.

Canela
A Catedral de Pedra está localizada no centro de Canela

Seu interior também é belíssimo, com painéis que retratam a “Aparição de Nossa Senhora”, a “Anunciação” e a “Alegoria dos Anjos”, quadros da Via-Sacra, vitrais sobre a ladainha de Nossa Senhora e um altar da Santa Ceia.

Por fim, não deixe de visitar o Mundo a Vapor, onde miniaturas retratam indústrias e todo o processo de produção e maquinários como um trator movido a vapor.

Canela
Ao chegar ao Mundo a Vapor, você depara-se com uma fachada impactante

Não volte para o hotel sem passar pela loja de presentes e vestuário, com diversas opções de lembranças.

Onde Comer

Canela possui diversos restaurantes que oferecem gastronomia diferenciada, atendendo a todos os turistas de forma satisfatória.

Se você gosta de pizza, vá ao Bel Palato, na Estrada do Caracol. Se sua preferência é por pratos mais diversificados, acompanhados de uma boa cerveja, a opção é o DomusMêa Resto/Lounge, na Avenida Dom Luiz Guanella. Para uma cozinha mais regional, as dicas são o Café Canela Restaurante, que serve uma deliciosa sopa no pão, massa no queijo e polenta no queijo e a Castelinho Caracol, uma casa de chá que desde 1915 serve o melhor apfelstrudel da região.

Canela
O Castelinho Caracol é uma tradicional casa de chá em Canela

Onde se hospedar

Canela conta com uma ampla infraestrutura para receber bem os hóspedes. Assim, há ótimas opções de hospedagem, adaptáveis a qualquer necessidade. No Laje de Pedra Hotel e Resort, por exemplo, você terá dias maravilhosos em meio a uma bela área verde, na beira do Vale do Quilombo, com acomodações que prezam pelo conforto e requinte, equipadas com calefação e sacadas e área de lazer com piscinas, sala de jogos, SPA, mini-shopping e até mesmo uma boate.

Outra opção é o Hotel Laje de Pedra Mountain Village, localizado a apenas 8 Km de Gramado, com um ótimo complexo hoteleiro e gastronômico, composto por apartamentos extremamente confortáveis, restaurante panorâmico, SPA e ampla área de lazer, com fitness center, piscinas, playground e quadras poliesportivas.

E você, já esteve em Canela? Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *