Dicas para viagem de carro

Há pessoas que adoram pegar a estrada de carro e aproveitar a paisagem enquanto dirigem rumo ao seu destino final. Outras, por medo de avião, preferem realizar até mesmo viagens mais longas em seu veículo, além de aproveitar para conhecer outras cidades no caminho.

Se você é do time que não dispensa uma viagem de carro, sabe que a aventura não é tão simples assim, principalmente se for uma longa distância de sua casa até o local de destino.

Para fazer com que sua viagem seja perfeita e você aproveite-a da melhor forma possível, fizemos um guia básico com dicas para viajar de carro. Confira:

Antes da viagem

Para que não ocorram imprevistos no meio do caminho, é necessário pensar em todos os detalhes antes de viajar. Um deles é fazer uma revisão do seu carro, para checar se os faróis e freios estão funcionando bem, se os níveis de óleo e água estão corretos, os pneus balanceados – inclusive o estepe –, e se há algum outro problema no carro.

O ideal é que a revisão seja feita de 15 dias a uma semana antes de sua viagem, para que eventuais reparos possam ser feitos a tempo de você pegar a estrada.

Viajar de carro
Faça sempre a revisão do seu veículo antes de viajar

Outra dica é calcular os gastos com combustível e pedágio, para que você não corra o risco de ficar sem dinheiro no meio da viagem, sem nenhum banco à disposição.

Há sites que nos ajudam nesse cálculo, como o “Mapeia.com”, que calcula o custo dos pedágios ao longo do caminho e o valor aproximado dos gastos com o combustível.

Pegando a estrada

Para evitar estresse desnecessário e um possível atraso, evite passar pelo centro da cidade ou outros pontos de congestionamento no horário do rush. De manhã, saia de casa antes das 7h, à tarde, entre 13h e 16h, e à noite, após as 20h, quando o número de veículos retornando para seus lares já diminuiu drasticamente.

Outra forma de evitar estresse, atrasos e caminhos errados é não confiar totalmente no GPS. Em vias mais conhecidas, principalmente em sua cidade, ele pode estar correto sempre, mas em cidades mais distantes da capital você pode pegar um caminho perigoso, sem asfalto ou que o levará a outro lugar completamente diferente. Portanto, mesmo que você mantenha sempre seu GPS atualizado, leve consigo também um mapa, para garantir uma viagem segura e tranquila.

Viajar de carro
Além do GPS, leve sempre um mapa para garantir que o caminho indicado é o correto

Para uma viagem agradável

Principalmente em viagens mais longas, prefira viajar na companhia de pessoas que você goste ou que tenha uma boa convivência. Se viajar com pessoas inconvenientes ou que não lhe agradam, você corre o risco de se estressar durante as horas de viagem apenas por não ser compatível com os companheiros viajantes.

Outra dica para o tempo passar mais rápido e a viagem não se tornar entediante é separar seus CDs preferidos ou um pen drive com as músicas que mais gosta, para não precisar ficar escolhendo um CD ou trocando as músicas do pen drive enquanto dirige.

Se estiver com mais pessoas no carro, certifique-se de que seu gosto é parecido com o delas. Ninguém fica satisfeito ao passar muitas horas dentro de um carro ouvindo músicas totalmente diferentes do seu gosto musical.

Esteja também atento ao nível do combustível, para não ter que ficar na estrada sem gasolina no carro. Quando o nível estiver com menos de dois terços da capacidade do tanque, já comece a procurar um posto para abastecer. Se esperar o marcador chegar ao seu limite, você pode não encontrar um posto a tempo.

Dicas finais

Se você não gosta de parar em restaurantes de estrada ou comprar comida em postos de combustível, a dica é levar comida de casa, uma forma também de economizar. Frutas e sanduíches são indicados, por serem comidas leves, mas você pode levar biscoitos e salgadinhos, se for a preferência das crianças. Não se esqueça de levar muita água, para hidratar.

Viajar de carro
Faça uma viagem flexível, que permita paradas para admirar os lugares bonitos ao longo do trajeto

Falando em crianças, ao viajar com elas, leve brinquedos, livros, videogames portáteis ou qualquer outra coisa que as mantenha distraídas por todo o trajeto. Quando as crianças ficam cansadas ou entediadas, podem tornar a viagem um caos e deixar todos estressados, principalmente o motorista, que precisa se concentrar na estrada.

Por fim, procure fazer uma programação flexível, que permita paradas em locais turísticos que valem a pena ser conhecidos, como cachoeiras, praias ou monumentos históricos, e boa viagem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *