Quando o assunto é a programação da sua viagem para Curitiba, as primeiras idéias que se vêm à cabeça são: como fazer a reserva de hotel em Curitiba? Onde comprar minhas passagens? Mas principalmente: Onde devo conhecer primeiro? E a resposta para essa pergunta é quase sempre a mesma: o Jardim Botânico de Curitiba.

Inaugurado em 1991, o Jardim Botânico Curitiba é uma homenagem a urbanista Francisca M. Garfunkel Rischbieter, uma das percussoras em planejamento urbano da capital. O parque é um dos pontos turísticos mais procurados de Curitiba e foi um dos locais indicados para a eleição das sete maravilhas do Brasil, em 2007.
A sua área contém aproximadamente 245 mil m², com diversas espécies de vegetais nacionais e internacionais, cultivadas em alamedas ao ar livre ou em estufas com estruturas de ferro e vidro, principal ponto do parque e que foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres.
Logo atrás da estufa principal encontra-se o Espaço Cultural Frans Kajberg, com a exposição “A Revolta”, feita pelo próprio artista, que expressa através das obras a sua revolta com o descuido e abandono da fauna e flora brasileira. Nessa galeria estão expostas 110 obras de grande porte, que foram confeccionadas com restos de árvores queimadas e derrubadas de forma ilícita.
As flores e espécies vegetais são os principais atrativos do Jardim Botânico de Curitiba. Dentro do seu complexo encontra-se o “Jardim das Sensações”, uma área de aproximadamente 200m de extensão, onde o visitante percorre de olhos vendados, sentindo o chão com os pés descalços, ouvindo o som do vento e das cascatas e aspirando o perfume das flores.
O Jardim Botânico, seguramente, é ponto turistico mais procurado pelos turistas que visitam a cidade. Vários hotéis de Curitiba estão próximos ao parque, facilitando assim o acesso de quem está na cidade. Se você vai fazer sua viagem de férias em Curitiba, conheça o Jardim Botânico e suas belezas e encantos.
5 Dicas para quem pretende conhecer o Jardim Botânico de Curitiba
1 – Separe pelo menos 4 horas para conhecer o parque;
2 – Pergunte no hotel onde você está hospedado a melhor forma para chegar ao parque;
3 – Em dias de sol, não esqueça do protetor solar;
4 – O parque possui lanchonetes, mas é sempre bom levar um lanche para fazer um belo piquenique;
5 – Não esqueça de visitar o Jardim das Sensações e fique em contato direto com várias plantas de diversas espécies;
Fotos do Jardim Botânico




