Londrina, no Paraná

Fundada pelos ingleses que desembarcaram no Brasil no século 20, Londrina é conhecida como a “pequena Londres” brasileira.

Segundo maior município do Paraná, a cidade conta com grandes áreas verdes, universidades, bons serviços e trânsito organizado, herança de seu planejamento urbano.

Com eventos de grande porte e suas terras férteis ao cultivo do café, Londrina tem extrema importância no estado, atraindo cada vez mais turistas e moradores à região.

Atrações turísticas

Característica de diversas cidades do Paraná, Londrina também possui muitas atrações naturais, como a cachoeira Salto do Apucaraninha, um dos símbolos da cidade. No Salto, há um mirante panorâmico de onde se pode observar toda a beleza do salto de 118 metros de altura.

Londrina
Toda a beleza do Salto do Apucaraninha

Outra atração é o Parque Arthur Thomas, uma espécie de floresta urbana, próximo ao centro da cidade, localizado no Ribeirão Cambé. Antiga instalação da primeira usina hidroelétrica da cidade, o parque foi aberto a visitações em 1987, e hoje é um dos locais de lazer preferidos dos londrinenses, que encontram ali diversas espécies da flora e fauna e percorrem suas trilhas até os mirantes com vista para uma charmosa cascata com 20 metros de altura.

Outro ponto turístico famoso em Londrina é o Lago Igapó, o queridinho dos habitantes da cidade. Inaugurado em 1959, alguns anos depois o local foi restaurado e tornou possível  a prática de esportes náuticos na represa, além de contar com pista de aeromodelismo, ciclovia e o Teatro do Lago e Jardins.

Londrina
Com diversas opções de lazer, o Lago Igapó é um dos locais preferidos dos londrinenses

Não deixe de conhecer a Catedral Metropolitana de Londrina, localizada bem no centro da cidade. Inaugurada em 1934, a igreja foi construída em madeira no ponto mais alto das terras que abrigariam Londrina, com um projeto de Willie Davids.

Com diversas reformas e revitalizações ao longo dos anos, em 1972 foi inaugurada a Catedral na forma em que está hoje, com uma fachada marcante e arquitetura expressiva.

Londrina
A Catedral Metropolitana de Londrina fica localizada no coração da cidade

Para quem adora conhecer um pouco da história da cidade e conhecer seus acervos culturais, a dica é visitar o Museu Histórico de Londrina, instalado na antiga Estação Ferroviária da cidade. O prédio é uma construção histórica da colonização inglesa, com estilo arquitetônico inglês bem acentuado. No local, é feito um resgate da história e cultura do norte pioneiro, com objetos e documentos que marcam os tempos áureos da cafeicultura na região.

Londrina
A arquitetura do Museu Histórico de Londrina, herança de seus fundadores ingleses

Os apaixonados por café podem ainda fazer a Rota do Café, um roteiro que passa por fazendas históricas, restaurantes rurais e museus que celebram a principal economia da cidade, que abriga as fábricas dos Cafés Cacique, Itamaraty e Iguaçu.

Onde comer

Se você quer aproveitar a culinária típica presente na cidade, vale a pena visitar a área rural de Londrina, onde está localizado o Restaurante Strassberg. Ali, você poderá provar pratos alemães deliciosos, como marreco, kassler, eisben e deliciosas tortas alemãs.

Londrina
O Restaurante Strassberg é especializado em comidas típicas da Alemanha

Outra boa opção é o Gelobel, na Avenida Duque de Caxias. Com um cardápio mais brasileiro, o local é famoso por sua costela de gado, “a melhor costela de Londrina”, e possui um ambiente descontraído, ótimo para um happy hour.

Onde se hospedar

Londrina conta ainda com um crescimento no setor hoteleiro, com grandes redes de hotéis que têm suas acomodações totalmente preenchidas em eventos como o FILO – Festival Internacional de Londrina. Considerado um dos mais importantes do país em seu estilo, o FILO ocorre todos os anos no mês de junho, e atrai mais de 100 mil pessoas entre artistas e espectadores.

Se você tem viagem marcada para a cidade, poderá encontrar ótimos hotéis a preços bem abaixo daqueles praticados em muitas cidades do país.

O Bristol Londrina Hotel, localizado no centro da cidade, é um hotel 4 estrelas com preços extremamente em conta. Além disso, o estabelecimento possui um design moderno, apartamentos confortáveis e um elevador panorâmico com uma bela vista da cidade.

Outra boa opção, também no centro, próximo a centros comerciais, shopping e áreas de lazer é o Crillon Palace Hotel. Com diárias econômicas, você desfruta de uma estrutura completa, com ótimas acomodações, serviços diversos, café da manhã cortesia, piscina e sauna.

Já esteve em Londrina? Deixe seu comentário sobre a cidade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *