Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul

Novo Hamburgo é uma cidade do Rio Grande do Sul, localizada a 40 Km de Porto Alegre, na região do Vale do Rio dos Sinos. Genuinamente habitada por índios carijós, a região de Novo Hamburgo recebeu suas primeiras povoações europeias no século 18, quando imigrantes açorianos ocuparam o local onde hoje fica o bairro Rincão dos Ilhéus. Mais tarde, os alemães também desembarcaram ali, a partir de quando a região começou seu desenvolvimento, tornando-se tempos depois o município de Novo Hamburgo, nome em homenagem à cidade alemã Hamburgo.

Hoje em dia, a maior economia da cidade baseia-se na produção de sapatos, o que já lhe rendeu o título de “Capital dos Calçados” e deu origem a diversas atrações referentes à atividade.

Onde ir

Ao chegar a Novo Hamburgo, você perceberá que a cidade gira em torno da produção de calçados. Uma de suas atrações principais é o Museu Nacional do Calçado, que conta com uma réplica de sapataria onde é possível ver um acervo de pares de sapatos antigos e que já pertenceram a personalidades. Outro ponto turístico na área de calçados é o Monumento ao Sapateiro, em homenagem aos operários que trabalham nas fábricas de calçados.

Novo Hamburgo
Réplica de uma sapataria no Museu Nacional do Calçado

Fugindo um pouco dos sapatos, os turistas mais aventureiros vão adorar o Morro Ferrabraz, onde há um ponto de salto de asa-delta e um mirante com uma belíssima vista panorâmica das cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapiranga.

Novo Hamburgo
Com um ponto para salto de asa-delta, o Morro Ferrabraz é destino dos aventureiros

Ou então coloque um tênis confortável e vá até a Reserva Ecológica da Família Lima, que possui trilhas que guiam os visitantes a cinco cachoeiras e piscinas naturais, além de contar com tirolesa e rapel.

A cidade possui ainda diversas atrações culturais, como a Fundação Ernesto Frederico Scheffel, que ocupa um sobrado construído em 1890 e possui mais de 300 obras do artista que dá nome à Fundação, com pinturas e esculturas em seu acervo. Ao lado desse sobrado está a Casa Schimitt-Presser, outro belíssimo sobrado datado de 1831. Hoje um Museu Comunitário, este sobrado foi o primeiro construído na técnica enxaimel.

Novo Hamburgo
Lado a lado, duas das mais famosas construções históricas da cidade: a Casa Schmitt-Presser e a Fundação Ernesto Frederico Scheffel

Junto a essas duas atrações históricas, no bairro Hamburgo Velho é possível conhecer muitos outros exemplares arquitetônicos importantes, como a Casa Kayser e a Casa Ody, uma réplica da original, que foi demolida. Há também obras arquitetônicas de Ernst Seubart, como a Igreja dos Reis Magos e a Igreja Nossa Senhora da Piedade.

Enquanto isso, o Centro da cidade reserva aos turistas uma espécie de corredor histórico-cultural, a Rua General Osório, que possui prédios históricos das mais diversas épocas, como o Colégio Santa Catarina, o prédio da GSFM (antiga Sociedade Frohsin) e as casas de famílias tradicionais, como Richter, Klein, Snel e Momberger e a Basílica São Luiz Gonzaga, construção historicista de 1950.

Onde comprar

Em uma cidade com tanta influência dos calçados, não poderiam faltar lojas especializadas no ramo. Se você tem paixão por sapatos ou quer encontrar calçados a um ótimo preço, dirija-se às ruas Magalhães Calvet e Joaquim Nabuco, no centro de Novo Hamburgo. Por lá, você encontra diversas lojas com as mais diversas opções de calçados. Há também um Outlet da Arezzo na rua Cinco de Abril, paraíso para as mulheres.

Para quem visitar a cidade no mês de setembro, a dica é ir à Festa Nacional do Calçado, que oferece aos visitantes ótimos shows para entretenimento, além de possuir estandes com calçados a preços bem em conta.

Novo Hamburgo
A Festa Nacional do Calçado conta com shows e calçados com preços irresistíveis

Para diversificar um pouco as compras, a dica é ir ao shopping center da Companhia Zaffari, que possui em torno de 100 lojas com os mais variados produtos.

Onde comer

Com grande influência alemã, algo comum em diversas cidades do sul do país, Novo Hamburgo tem entre sua culinária típica pratos oriundos da Alemanha, que podem ser provados em diversos restaurantes especializados. Uma dica é o Restaurante Casa e Silva, que aos domingos serve culinária alemã, e o Restaurante Weber’s, com cardápio alemão durante os finais de semana. Se você adora café colonial, a Padaria Brasil e a Casa da Vovó preparam verdadeiros banquetes, além de comercializar outros quitutes deliciosos durante o dia todo.

Onde se hospedar

Novo Hamburgo conta com uma boa estrutura hoteleira, com ótimos hotéis instalados na cidade. Para uma hospedagem no bairro Hamburgo Velho, faça sua reserva no Swan Tower Novo Hamburgo, que oferece apartamentos amplos, confortáveis e climatizados, além de academia de ginástica, piscina aquecida e coberta e sala de jogos, além de um café da manhã muito saboroso.

Já no centro da cidade, a dica é hospedar-se no Union Pergamon Premium Hotel, um hotel 4 estrelas que oferece estrutura completa em sua hospedagem, com muita sofisticação em seus apartamentos, um restaurante com culinária de extrema qualidade e uma maravilhosa vista panorâmica da cidade.

E você, conhece Novo Hamburgo? Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *