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OTA’s – parceria ou concorrência?

OTA’s – parceria ou concorrência?

As Online Travel Agency (OTA's) costumam ser "top of mind" para a maioria dos consumidores na internet hoje. Nomes como Booking, Decolar, Hotéis.com, TripAdvisor, entre outros, tem sido primeira opção que vem à mente das pessoas quando o assunto é comprar viagens pela internet. E ainda, a maioria dos usuários tem a cultura de indicar aos amigos aquilo que foi bom e prático para eles, e isso explica porque esses sites tem tanta força e reconhecimento dentro da internet. 
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A parceria que as OTA's fazem com os hoteleiros surge como um negócio lucrativo e equilibrado. No entanto, com o passar do tempo pode se tornar uma relação abusiva se o hoteleiro não souber administrar e distribuir corretamente seu inventário. 
Um dos pontos que mais atrai os hoteleiros à anunciar dentro desses portais é a enorme visibilidade que eles tem na internet, com milhões de visitantes e altas taxas de reservas, condições especiais e competitividade.
Como ferramenta de pesquisa e publicidade, as OTA's são de grande valor principalmente para pequenos hoteleiros. Lá eles podem ser facilmente encontrados e tem a possibilidade de divulgar seu produto dentro de sites que já são conhecidos.

O grande dilema de vários hoteleiros se dá com o pagamento de comissões e com o relacionamento com o cliente final.

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As agências online tem colocado alguns hoteleiros na parede, exigindo o pagamento de comissões altíssimas e ameaçando-os com a retirada do hotel de dentro da OTA. Por medo, alguns acabam cedendo e entregando-se à essa prática, que não permite que o hotel cresça com outras possibilidade de vendas, mas que fique sempre preso à determinados "parceiros".
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Mas o que fazer?

O caminho ideal para resolver essa questão será estipular quantos apartamentos disponibilizar em cada canal e não se mover sem planejamento. Reserve alguns apartamentos para vender dentro do seu site oficial, por tarifas melhores, e veja sua rentabilidade aumentar significativamente. Trilhe um caminho onde a OTA não se torne sua concorrente, vendendo por um preço mais baixo que seu site oficial.

É importante que você elabore uma estratégia para atrair os visitantes dos portais para dentro do seu site oficial, onde eles vão encontrar uma tarifa mais atraente e terão a possibilidade de comprar diretamente com você.
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Vale lembrar que dentro dos portais, o trabalho de publicidade é em torno de todos os hotéis da sua cidade e não exclusivamente o seu, porque você anuncia lá. O objetivo de uma OTA é vender reservas, independente de qual hotel vai hospedar aquele cliente. Não é a toa que sempre que existe indisponibilidade de apartamentos para determinadas datas, o próprio portal sugere outros hotéis ao redor, ou até mesmo ao lado do seu.
Isso não é lá a melhor maneira de ajudar o site do seu hotel a vender, mas de qualquer maneira você precisa aprender a converter o máximo de reservas possível para todos aqueles que efetivamente acessarem o site do seu hotel.

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