Pontos Turísticos em São José

Região metropolitana de Florianópolis, São José é uma cidade litorânea habitada no passado por índios carijós, tornada município por açorianos que chegaram ali em 1750. Por suas terras já passaram figuras ilustres como Dom Pedro II e dona Teresa Cristina, ainda no período colonial.

Hoje, a cidade catarinense possui um belo Centro Histórico repleto de antigos casarões, símbolo do local. Sua beleza também está exposta nas praias da região, como o Balneário Guararema e Pedra Branca.

Em meio a tantos lugares para conhecer, descubra quais são os principais pontos turísticos São José e visite-os em sua viagem à cidade:

Centro Histórico

O Centro Histórico de São José é um colorido e aconchegante vilarejo da cidade, repleto de surpresas aos seus visitantes. Em meio a sabores, aromas e boa música, os turistas podem observar traços da história e da cultura açoriana no local, época marcada pela visita da realeza em 1845.

No pequeno bairro, que esbanja ainda mais beleza ao pôr do sol, os visitantes encontram um lugar calmo, repleto de ruelas esperando para serem percorridas.

Os casarões têm uma arquitetura belíssima, com destaque para as cores amarelo, azul e vermelho, característica dos prédios históricos dos séculos 18 e 19.

São José
As casas coloridas características do Centro Histórico São José

Com diversos lugares para visitar na região, destacam-se os restaurantes Café da Corte, Joy joy Bistrô e Pão-Por-Deus. Além disso, aproveite para conhecer a Praça Hercílio Luz, ótima para um passeio noturno.

Theatro Adolpho Mello

Construído em 1854 no Centro Histórico da cidade, o Theatro Adolpho Mello é a casa de espetáculos mais antiga de Santa Catarina e a terceira do Brasil. Seu nome é uma homenagem ao violinista e maestro José Adolpho Ferreira de Mello.

Fundada pelo grupo de teatro Sociedade União Theatral, que viu a necessidade de construir uma sede própria para suas apresentações de dramas e comédias, o local foi inaugurado com a peça “O monge da Serra d’Ossa”.

Em meio a mais de 150 anos de existência, o local já passou por bons e maus momentos, sendo fechado algumas vezes por necessitar de reformas, e até já foi posto à venda, mas nas últimas décadas tem sido cuidado e valorizado pela comunidade.

São José
A fachada bela e minimalista do Theatro Adolpho Mello

Desde 1979 sob responsabilidade do Governo do Estado o teatro passou por uma grande obra de restauração, e em seguida tornou-se sala de cinema. Dez anos depois, retornou às mãos do Município e voltou à sua função de ofício.

Hoje, a casa de espetáculos apresenta shows de música, teatro e dança, além de oficinas teatrais para pessoas de todas as idades.

Bica da Carioca

Localizada ao lado da Igreja Matriz de São José, a Bica da Carioca foi erguida em 1843, com uma grande cisterna coberta. Patrimônio histórico tombado, o local no passado foi utilizado como uma espécie de “tanque” em que os escravos lavavam as roupas de seus senhores. Além disso, durante muito tempo a Bica foi responsável por fornecer água potável a grande parte da população da cidade.

São José
Encenação do período do Império mostra atrizes interpretando escravas na Bica da Carioca

Com água pura, em um lugar tranquilo, a Bica da Carioca passou a ser um dos pontos de lazer mais populares de São José.

Conhece a cidade? Conte-nos quais são seus pontos turísticos São José favoritos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *