Turismo religioso no Brasil – Top 3 destinos

Pelos quatro cantos do Brasil podemos encontrar diversidade cultural. Grande parte dessa cultura é proveniente da miscigenação de diversos povos que por aqui se abrigavam, pois fugiam das adversidades ou buscavam uma vida melhor. Uma mistura que ultrapassou o físico e material, da qual surgiram novos hábitos, costumes, valores e crenças. Em cada parte do país uma forma diferente de fé, reza e festividade. A seguir, separamos três dos principais destinos para fazer turismo religioso e conhecer ainda mais sobre as riquezas brasileiras.

Aparecida do Norte

Basílica de Aparecida do Norte
Basílica de Aparecida do Norte


Aparecida, nome oficial da cidade, fica entre São Paulo e Rio de Janeiro, mais precisamente no interior de SP, no Vale do Paraíba. O local é uma verdadeira homenagem à padroeira do Brasil. É lá que a Catedral-Basílica se encontra. A Basílica Nova, como é popularmente conhecida, foi inaugurada em 1955 e, em 1980, foi solenemente sagrada pelo Papa João Paulo II. É o terceiro maior templo católico do mundo, com capacidade para 75 mil fiéis, e por isso recebe visitantes de todos os cantos do mundo!

A cidade costuma ser cheia o ano todo, mas atrai ainda mais visitantes em datas importantes no calendário cristão. A própria Basílica apoia todos os turistas, oferecendo ambulatórios, salas de batizado, capela de penitência, sala de promessas, berçário, salão para refeições, entre outros. Bazares, museus de exposições e barracas de vendas de artigos religiosos fazem parte da programação dos arredores da igreja. É possível hospedar-se num hotel em São Paulo (capital), pois pode-se ir e voltar de Aparecida do Norte no mesmo dia.

Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte
Juazeiro do Norte


Um centro religioso, no Vale do Cariri, Ceará, que guarda a imagem de Padre Cícero, ou “padim ciço”. O ano de 1889 marcou a cidade, pois o Padre surpreendeu-se ao ver a transformação de uma hóstia em sangue, enquanto ele a dava para a beata Maria Magdalena do Espírito Santo. O fato se repetiu por várias outras vezes, com diferentes fiéis. A partir daí, Juazeiro tornou-se parte do movimento de peregrinação brasileiro. A cidade recebe ainda mais visitantes a partir do dia 30 de outubro, quando os fiéis saem em romarias. Mas a grandiosa romaria acontece mesmo em novembro, mês dos finados.

O passeio conta com visitas a pontos turísticos, como a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, em construção barroca, a Igreja de São Francisco e a Capela de Perpétuo Socorro. É essa última que reúne o maior número de fiéis, pois foi construída pelo próprio Padre Cícero, que hoje tem seu túmulo no piso do altar-mor da Catedral.

Nova Trento

Nova Trento
Nova Trento


A 75 quilômetros de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, Nova Trento mantém as tradições e as crenças trazidas pelos colonizadores italianos, em 1875. A beatificação de Madre Paulina, em 1991, e sua canonização, em 2002, atrai turistas de todos os cantos. Ela foi a primeira santa brasileira.

A cidade não estava preparada para receber os inúmeros fiéis que Santa Paulina, por isso, algumas questões como hotéis, restaurantes e demais estruturas necessárias para os turistas ainda deixam a desejar, porém, a cidade está se movimentando para superar esses problemas e atender bem os fiéis que viajam de todas as partes do Brasil para conhecer a cidade natal da primeira santa brasileira.

A cultura italiana é presente em todos os cantos de Nova Trento, por isso, se você é fã das tradições do país do velho continente, principalmente no que diz respeito a culinária, a cidade é uma ótima opção, não só para o turismo religioso, mas também, para o turismo gastronômico.

As pessoas viajam por diversos motivos, e um deles e a fé, numa demonstração de respeito e temor ao divino. O turismo religioso tem movimentado significativamente o setor, pois os números dos que viajam com essa missão aumentaram nos últimos anos. Além das cidades aqui citadas, outras, como Belém, Bom Jesus da Lapa, Salvador, Pirapora do Bom Jesus, as cidades históricas mineiras e Paranaguá, também têm sido alvo desse tipo de turismo, e em todas elas é possível encontrar diferentes tradições, expressas nas comemorações, comportamentos, culinária e em cada costume local. O que vale é conhecê-las para encantar-se e encontrar-se com a fé. O Fala Turista também pode lhe ajudar nessa viagem, acesse o site para reservar hotel na região e conhecer as melhores opções em hospedagem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 respostas para “Turismo religioso no Brasil – Top 3 destinos”

  1. Alguém ja ouviu falar no Círio de N.S. de Nazaré em Belém do Pará, sempre no 2º domingo de outubro ha mais de duzentos anos? Para quem não sabe são 15 dias de festejos religiosos com várias romarias e novenas. A procissão principal, o Círio de Nazaré, é acompanhada anualmente por aproximadamente 2 milhões de pessoas.
    Acho que caberia referencia.

  2. E sobre a procissão do Círio de Nazaré em Belém do Pará? Maior festa católica do mundo, não acham que deveria constar no artigo?

  3. Olá Bruno! Ótima dica, já estamos cuidando disso. Obrigado por nos ajudar a melhorar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *