Vila Velha, no Espírito Santo

Para quem gosta de praia, chocolate e construções históricas, Vila Velha, no Espírito Santo, é um verdadeiro paraíso!

Região Metropolitana de Vitória, capital do estado, a cidade é uma das mais antigas do Brasil, fundada em 1535 por Vasco Fernandes Coutinho, um português donatário da Capitania do Espírito Santo, do qual foi sede até 1549.

Carregando o posto de município mais antigo do estado, Vila Velha hoje tem grande influência comercial e industrial no Espírito Santo, além de seu potencial turístico, que atrai visitantes de todas as partes do mundo.

Onde ir

Com 32 km de litoral, Vila Velha tem praias que são um símbolo turístico, com paisagens de tirar o fôlego. Entre as mais famosas, destacam-se a Praia da Costa, a mais conhecida e movimentada da cidade, repleta de condomínios de alto padrão e muitos hotéis e restaurantes. Um de seus maiores atrativos é o sistema de iluminação, que possibilita banhos e a prática de esportes à noite; Vizinha à Praia da Costa, a Praia de Itaparica, com suas águas transparentes, é praticamente continuação daquela, mas ali o público mais comum são os surfistas, que vão atrás das ondas propícias para a prática; por fim, a Praia de Itapoã é onde as andorinhas-do-mar de bico amarelo e de bico vermelho se reproduzem, acarretando em um grande monitoramento do local de maio a setembro. Se você gosta de passeios de barcos, essa é a praia indicada para a atividade.

Vila Velha
A Praia da Costa é a mais badalada de Vila Velha

Sem tanta badalação, as praias de Barra do Jucu e Ponta da Fruta também atraem os surfistas, além de pessoas que gostam de tranquilidade, em um cenário rústico, com vila de pescadores, igrejinhas e lagoas.

Outro destaque turístico de Vila Velha é seu patrimônio histórico, cuja atração principal é o Convento da Penha, localizado em um penhasco a mais de 150 metros de altura. A maior parte do seu interior é revestido de madeira em cedro, entalhado na década de 1870; em estilo rococó e com mais de 100 peças em mármore, o altar-mor é outro destaque do local.

Vila Velha
O Convento da Penha, a 154 metros de altitude

O convento possui ainda outros atrativos, como a Gruta do Frei Pedro Palácios, uma Capela dedicada a São Francisco de Assis e uma maravilhosa vista panorâmica de Vila Velha, de onde se avista ao longe o Oceano Atlântico.

Visite também o Sítio Histórico da Prainha, onde estão a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Estado, o Forte de São Francisco Xavier de Piratininga, o Museu Homero Massena, o obelisco a Vasco Fernandes Coutinho e a Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Para os fãs de chocolate, o maior atrativo da cidade é a Fábrica de Chocolates Garoto, que permite visitas guiadas ao local, o Chocotour. No passeio, durante 1h30 os visitantes andam pelos “chocodutos” que ocupam seis quilômetros da fábrica.

Vila Velha
Com sede em Vila Velha, a Fábrica de Chocolates Garoto é aberta a visitação

O melhor de tudo é que, enquanto o guia passa informações sobre a fabricação de bombons, os turistas vão fazendo paradas para degustar as delícias da fábrica. Com tanta procura pelo passeio, é necessário fazer uma reserva com bastante antecedência.

Onde comer

Vila Velha possui uma grande variedade de restaurantes, o que possibilita aos turistas provarem variados pratos de diversas cozinhas mundiais.

Para quem gosta de frutos do mar, a dica é o Caranguejo do Assis, na Praia de Itaparica, onde a atração principal são os crustáceos cozidos inteiros, temperados com sal, limão, vinagre e coentro.

No Café do Museu, ao lado do Museu Ferroviário, o ambiente é o diferencial: são 22 lugares dentro de um vagão de trem, com mesas espalhadas pelas varandas, com uma bela vista para o canal que se divide entre Vitória e Vila Velha. No cardápio, um buffet variado durante o almoço, de segunda a sexta, com música ao vivo toda sexta e sábado.

Vila Velha
O ambiente temático do Café do Museu

Onde se hospedar

O setor hoteleiro da cidade não deixa nada a desejar. Com opções para todos os bolsos, você pode escolher o hotel que mais se adapta às suas necessidades.

Se você quer um hotel bem localizado, a dica é o Travel Inn Plaza Mar, que além de oferecer muito conforto e ótimos serviços, tem uma ampla área de lazer, com sauna, piscina ao ar livre e cobertura panorâmica com uma belíssima vista para o mar da Praia de Itaparica.

Já para aqueles que preferem se hospedar na Praia da Costa, a melhor escolha é o Hostess Hotel. Sua infraestrutura completa conta com restaurante, apartamentos aconchegantes, estacionamento e business center.

E você, já esteve em Vila Velha?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *