Vitória, Espírito Santo

Vitória é um destino raro: as ilhas e as praias da capital do Espírito Santo não são totalmente invadidas no verão, e o turista consegue aproveitar uma cidade energética e adorável, sem ter que duelar por um pedaço de areia ou disputar espaço para tirar foto dos pontos turísticos.

Com praias encantadoras e um centro histórico imperdível, Vitória é uma cidade única, moldurada pela beleza do oceano.

O que fazer

Poucos quilômetros separam Vitória de outra belíssima cidade do Espírito Santo: Vila Velha, e para ter uma visão de cartão-postal de ambas as localidades, o nosso roteiro começa no Convento da Penha. O local é um complexo turístico fenomenal e oferece uma vista de tirar o fôlego!

Vitória
O Convento da Penha oferece aos turistas uma vista belíssima da cidade

Também não deixe de conferir o centro histórico de Vitória, no bairro Cidade Alta. As construções do local são de períodos variados – a cidade é uma das mais antigas do Brasil – e para você não perder nenhuma atração, vale a pena deixar o carro de lado e seguir pelas ruas do bairro a pé.

No trajeto, vemos como o estilo barroco e neogótico figuram lado a lado, sendo representados pela Igreja de São Gonçalo, a Catedral Metropolitana e a Capela de Santa Luzia.

Nesta parte de Vitória é nítida a influência religiosa na história da cidade, e ao caminharmos mais um pouco pela região, nos deparamos com mais edificações católicas, como a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, do Rosário e o Convento de São Francisco.

Mas o passeio pelo centro não se resume somente à contemplação de fachadas de igreja, por ali também está o Palácio Anchieta e o renascentista Theatro Carlos Gomes – inaugurado em 1927 e que funciona até hoje.

Vitória
O Theatro Carlos Gomes foi inaugurado em 1927

Praias

Quem quer mais do que um dia ao sol, pode procurar a Praia de Camburi, que tem uma orla com atrações bem variadas, entre elas ciclovia, escola de vela e passeios de escuna.

Quando o sol começa a se pôr, vários turistas aproveitam o fim do dia para caminhar pelo calçadão da praia, enfeitado por jardins, ou então partem para os quiosques para tomar cerveja com os amigos.

Vitória
A Praia de Camburi é um dos mais famosos pontos turísticos de Vitória

Quem está viajando com a família ou prefere ambientes sem muita badalação deve procurar a Ilha do Boi e Ilha do Frade. Ambas oferecem praias pequenas, mas que são tranquilas e com um visual surpreendente – em algumas das praias das ilhas, como na Praia de Castanheiras, há piscina natural formada por um conjunto de pedras.

Se você quer mais é se divertir, cruze a ponte da Ilha do Frade para chegar à Praia do Canto – na orla da praia, mais precisamente nos bares e quiosques da Curva da Jurema, sempre ocorre alguma apresentação com música ao vivo.

Onde comer

Para provar a verdadeira moqueca capixaba, o Restaurante Pirão, na Praia do Canto, é parada obrigatória devido ao sabor inigualável de seus pratos (nas imediações da praia há outros bons estabelecimentos de comidas típicas, mas este se destaca).

Para algo bem barato, próxima à Vitória está Meaípe, uma vila de pescadores que oferece uma vida noturna agitada e vários restaurantes imperdíveis.

Onde comprar

Quem experimenta a moqueca de Vitória nunca mais a esquece, e se você quer saber o segredo da receita, siga para a Rua das Paneleiras ou para o bairro de Goiabeiras, onde são vendidas as panelas de barro que dão o toque especial à receita.

Quem adora produtos de feiras de artesanato vai amar os artigos vendidos na Praça dos Namorados, localizada nos arredores da Praia do Canto. Ali você encontra quadros, esculturas, tapetes, guloseimas típicas do estado e ainda pode curtir apresentações com música regional.

Vitória
A Praça dos Namorados conta com várias barracas de produtos artesanais

Hospedagem em Vitória

Para curtir tudo o que a cidade tem a oferecer, é sempre aconselhável escolher um hotel próximo da praia. O Bristol Costa Victoria e o Radisson Vitória estão na badalada região da Praia do Canto e contam com uma infraestrutura impecável e um atendimento primoroso.

Caso você queira uma hospedam na região central, o Slaviero Slim Alice Vitória tem fácil acesso à Praia de Camburi e Curva da Jurema. O renomado hotel tem uma excelente área de lazer e seus quartos são modernos e aconchegantes.

E você, já foi para Vitória? Compartilhe conosco sua experiência na cidade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *