As creches públicas são instituições pensadas para auxiliar pais que precisam trabalhar, assim, seus filhos podem ficar em um local seguro durante o dia. Mas como colocar a criança em uma creche pública? Saiba tudo sobre isso a seguir:

A rede pública de ensino é englobada por alguns níveis diferentes de educação e assistências. Cada um deles terá um funcionamento, tal como uma data de inscrição diferenciada. Veja a seguir quais são esses níveis:

  • Creche;
  • Educação Infantil;
  • Ensino fundamental;
  • Ensino Médio;
  • Educação Para Jovens e Adultos.

No geral, é possível realizar a inscrição para esses níveis através da internet, mas é preciso estar atento ao processo seletivo e os dados exigidos por cada processo.

As creches são instituições de assistência, destinadas a bebês de 0 a 3 anos. Nesses locais, as crianças inscritas tem acesso a alimentação, cuidados especiais, incentivos pedagógicos, entre outros.

Mas quando posso inscrever meu filho em uma creche pública?

Como mencionado, cada programa e instituição terá a sua própria maneira de ingresso. No caso das creches, o processo de inscrição fica a disposição dos pais durante todo o ano.

Cada região tem um número único de vagas e por isso, pode ser que alguns municípios possuam poucas vagas disponíveis. No geral, é preciso estar atento para as inscrição do começo do ano para garantir a sua vaga.

Como se inscrever?

Os pais interessados podem inscrever as crianças de duas formas, uma delas é pela internet. O processo de cadastro pela internet começa um pouco antes e é necessário preencher todos os campos da plataforma oficial de maneira completa, isto é, sem abreviações.

Como muitas pessoas não têm acesso a internet, as creches públicas disponibilizam a teleinscrição que funciona através do número de atendimento da rede pública. Os documentos exigidos são os mesmos, por isso, é interessante saber o que ter em mãos antes de telefonar.

É preciso estar inscrito no Bolsa Família?

Os beneficiários do Bolsa Família estão subsequentemente inscritos no CadÚnico que permite que o Governo ofereça uma maior assistência para essas famílias. Sendo assim, quem recebe  Bolsa Família tem direito a inscrever os filhos de 0 a 3 anos nas creches públicas.

Veja como fazer o Cadastro Bolsa Família 2022.

Vale mencionar que tanto para as creches quanto para a pré-escola, é necessário garantir a frequência nessas instituições para que a permanência nos programas seja possível. Para mais detalhes sobre o funcionamento da creche pública na sua região, entre em contato com a prefeitura da sua cidade.

Leave a Reply