O valor do PIS está para ser liberado para os contribuintes e por isso, muita gente quer saber se tem direito ao saque ou não. É fundamental estar a par dos seus direitos e sabendo disso, vamos ajudar você a entender como este benefício funciona e se você pode recebê-lo. Acompanhe o texto abaixo e entenda tudo que você precisa saber sobre o PIS.
O que é o PIS?
Se você trabalha com a carteira assinada, deve notar mensalmente alguns descontos no seu contracheque. Você receberá em sua conta o salário liquido, que já possui um abatimento pelos descontos da CLT.
Estes descontos dizem respeito ao PIS (Programa de Integração Social) que é responsável pelo pagamento de diversos benefícios. Um dos mais comentados é o abono salarial.
O abono representa um benefício monetário que será pago de acordo com o calendário PIS 2020 aos contribuintes que se enquadrarem nos requisitos do PIS. Este valor pode chegar até a um salário mínimo, sendo proporcional com o tempo de serviço do trabalhador em questão.
Qual a diferença do PASEP?
Muita gente acaba confundindo os dois programas porque eles são sempre colocados juntos, isto porque possuem o mesmo objetivo de proporcionar o pagamento de benefícios como o abono salarial.
A diferença é que o PIS é o programa responsável pelos trabalhados privados, enquanto o PASEP será responsável pelos trabalhadores da rede pública.
- Veja como fazer a Consulta PIS 2022.
Portanto, os funcionários e servidores públicos precisam estar atentos ao calendário PASEP 2020, já que este será gerenciado pelo Banco do Brasil e não pela Caixa Econômica como o PIS.
O que mais o PIS dá direito?
Como você pôde notar, tanto o PIS quanto o PASEP são programas importantes para o trabalhador brasileiro e proporcionam benefícios como o pagamento do abono salarial.
É importante mencionar também, que o mesmo programa é responsável pela liberação do INSS, ou seja, pelos recursos da aposentadoria.
Outro direito do trabalhador que é de responsabilidade do PIS é o seguro desemprego, solicitado pelos funcionários que foram demitidos sem justa causa.
Quem pode receber?
E será que você pode receber o PIS/PASEP? Para saber se você tem direito ao saque, é necessário ter certeza que você se encaixa nos requisitos de recebimento do abono salarial. Confira abaixo:
- Ter registro na CLT por, pelo menos, cinco anos. Ou seja, ter começado a trabalhar cinco anos antes do ano do PIS;
- Estar com os dados sem divergência no RAIS;
- Receber até dois salários mínimos vigentes por mês;
- Ter exercido alguma função com a carteira assinada por, no mínimo, trinta dias, consecutivos ou não.